Para se manter competitivo dentro do mercado, é essencial ter uma presença sólida dentro da internet.
No entanto, muitos fotógrafos ainda têm receio de realizar ações dentro da web por conta de alguns mitos do marketing digital que ainda existem.
Isso acaba gerando um grande problema, tendo em vista que sem essa presença digital fica quase impossível se divulgar um trabalho com qualidade.
Essa falta de presença também prejudica diretamente o número de clientes e contratos de um profissional.
Conheça os mitos do marketing digital
Para te ajudar se manter competitivo dentro de um mercado que cobra cada vez mais dinamismo e rapidez de seus profissionais, nós separamos os seis principais mitos do marketing digital.
1) Meu negócio é pequeno, não precisa desse tipo de investimento
Não importa o tamanho do seu negócio, se você quer ser visto e se manter competitivo estar dentro da web é essencial.
Muitos fotógrafos acabam deixando esse tipo de investimento de lado por acharem que não há necessidade, já que seus negócios são bem segmentados, ou, focados em grupos mais distintos.
Contudo, a presença na internet é essencial.
Hoje, a maioria das pessoas pesquisa produtos e serviços na internet antes de adquiri-los, mesmo que sejam coisas pequenas ou do cotidiano.
Desde o valor da lista de supermercado, até o orçamento de um ensaio fotográfico, as pessoas pesquisam tudo antes de realmente tomarem uma decisão.
Logo, acreditar que só porque o seu negócio é pequeno ele não precisar de investimentos na área de web é um dos grandes mitos do marketing digital.
2. Ter um site é caro
Esse é um dos outros grandes mitos do marketing digital.
Muitos profissionais de fotografia acreditam que qualquer investimento dentro do seu segmento exige gastos grandes.
Levando em conta que coisas como equipamentos e cursos custam caro, mas a realidade é outra.
Ter um site não custa caro, desde que você saiba aonde e como fazê-lo.
Na Picsize o fotógrafo tem todos os recursos necessários para manter uma presença sólida na internet, gastando apenas R$1,59 por dia.
É menos que aquele cafezinho na padaria.
A plataforma oferece desde a opção de Seleção de Fotos, até um e-mail personalizado e integração total com as principais redes sociais do momento.
Isso permite que qualquer fotógrafo possa ter seu próprio site sem gastar muito.
Para saber mais sobre o que ter em um site, acesse o infográfico “Tudo que você precisa saber sobre ter um site”
3) Conhecimento técnico
Você não precisa ser formado em marketing digital para utilizar os principais recursos oferecidos dentro da web.
Hoje a grande maioria das ferramentas está mais dinâmica, com uma linguagem mais próxima dos internautas convencionais, o que permite que qualquer pessoa possa bolar ações digitais.
Com recursos como o Youtube, é possível conferir tutoriais que mostram o passo a passo de como utilizar ferramentas e plataformas distintas, bem como a melhor maneira de investir o seu dinheiro em ações na web.
Esse é um dos mitos do marketing digital que mais assusta os fotógrafos, mas é uma preocupação totalmente desnecessária.
Você pode, sim, criar seu próprio site e gerenciar suas redes sociais sem muito conhecimento técnico.
Mas lembre-se, o fato desse tipo de conhecimento não ser necessário não quer dizer que você não precisa se atualizar.
O aperfeiçoamento constante é uma das chaves para o sucesso, logo, sempre busque mais informações para melhorar o seu trabalho.
4) Muito tempo gasto
Esse é um dos mitos do marketing digital, principalmente, entre os profissionais que atuam de forma sozinhos, sem a ajuda de uma equipe.
Pode parecer que gerenciar ações na web demanda de muito tempo.
Você precisa atualizar constantemente seus canais de comunicação na internet.
Contudo, é possível gerenciar tudo isso sem gastar muito tempo, tudo o que você precisa é otimizar a sua rotina utilizando ferramentas que te auxiliem a realizar tarefas comuns.
A Picsize, por exemplo, permite que você tenha uma ferramenta própria e exclusiva no qual os clientes podem escolher as fotos que desejam para os álbuns, tudo de forma online.
Dessa maneira, fotógrafo e cliente poupam tempo, uma vez que todo o processo de seleção é feito de forma online.
5) É necessária uma equipe especializada
Esse é outro dos mitos do marketing digital.
Claro que contar com uma equipe dedicada apenas para isso torna a tarefa extremamente mais fácil, mas, isso não quer dizer que não é possível gerenciar ações para web sozinho.
Hoje, existem milhares de ferramentas com as quais é possível gerenciar qualquer tipo de ação na internet.
Plataformas para controlar sites, redes sociais, lives e muito mais facilitam, e muito a tarefa de realizar ações de marketing digital.
Por isso ter uma equipe especializada não é regra obrigatória.
Para conseguir se manter ativo dentro da web basta apenas força de vontade e um mínimo de investimento.
Com essas duas coisas é possível criar campanhas de divulgação incríveis, que consigam gerar resultados realmente eficazes.
Por isso não pense que investir na internet é uma coisa apenas para fotógrafos que tem equipes dedicadas para cada processo de produção.
6) É tudo modinha
A Era Digital está aí e não vai sair.
Por mais que algumas pessoas digam que isso é uma modinha a verdade é que nós caminhamos cada vez mais para a integração e conectividade.
A prova disso é o constante surgimento de novidades dentro do mundo digital
Todos os dias novos recursos tecnológicos são lançados permitindo que profissionais divulguem seus trabalhos de maneira mais eficaz.
Sites, aplicativos, redes sociais, essas são apenas algumas das opções disponíveis atualmente para quem deseja fazer uma divulgação realmente eficaz.
Por isso deixe de lado os mitos do marketing digital e invista nesse segmento.
O sucesso de qualquer negócio depende do investimento feito dentro da web, logo, não deixe de aproveitar a chance de alavancar o seu negócio e aumentar o seu número de clientes apenas por receio.
Aposte em ferramentas digitais que você não irá se arrepender.