O que você, profissional de fotografia, faz quando o número de pedidos de orçamento não é o esperado?
Seu negócio sempre precisa buscar mais leads para aumentar os pedidos de orçamento, mas como fazê-lo?
Pois neste artigo será abordado sobre 3 ferramentas que são extremamente indispensáveis para auxiliar o seu negócio a receber maior visibilidade e, consequentemente, para que tenha maior conversão para a venda.
Todas as ferramentas que serão indicadas aqui fazem parte do cotidiano de boa parte das pessoas, pelo fato de serem ferramentas de comunicação que interconectam todos no dia-a-dia, através de computadores, tablets e smartphones.
Estar disponível para ser procurado e encontrado é fundamental!
Na fotografia a regra se aplica mais ainda, já que a fotografia atualmente passa pela Era Digital – e, em geral, passamos pela Era da Imagem.
Em vista disso, fica clara a necessidadedo empenho para se adequar às novas possibilidades que a internet pode ofertar.
E reforço: Se você é um profissional de fotografia, não perca mais pedidos de orçamento e passe a utilizar PELO MENOS essas 3 ferramentas que iremos destrinchar exclusivamente para o uso segmentado da fotografia e paravocê poder trabalhar melhor a prospecção de leads.
Vamos às ferramentas:
SEU SITE
O website é um instrumento absolutamente útil e, para fotografia, mais ainda!
Uma página, quando bem desenvolvida e mantida, é capaz de fazer maravilhas perante o cliente e principalmente ao prospect.
Será através do site que virá a primeira impressão, além de conter mecanismos de extrema importância na fidelização dos clientes.
É importante frisar: o site ter um bom desenvolvimento é ideal. Na verdade, um site mal feito e aproveitado tem grandes chances de repelir os visitantes.
Na página web é possível disponibilizar várias informações e benefícios de seus trabalhos, o que ajuda muito na decisão final do cliente:
- Design atrativo;
- Portfólio;
- Contatos;
- Blog (http://blog.picsize.com.br/blog-de-fotografia/);
- Serviços prestados;
- Loja online;
- Além de vários outros tipos de personalizações;
O profissional de fotografia – que na essência carece de ter trabalhos expostos para ser reconhecido – pode expor seu portfólio e ainda caracterizá-lo da forma que preferir.

Criar um Blog é atualmente uma estratégia bastante utilizada em todos os segmentos e de fato trás resultados, mas necessita de conhecimento sobre como aplicar os conteúdos, qual será a estruturação dos textos, as imagens certas, link build (metodologia de linkagem que ajuda a criar relevância externa ao texto), além de entender as melhores formas de disseminar o conteúdo.
Ainda existe a mensuração de tudo o que os visitantes fazem pela página, o que torna mais prática a ideia do que fazer para melhorias.
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Todos já conhecem pelo menos um pouco dessa ferramenta, que serve para publicar fotos e pequenos vídeos.
Se ainda não conhece ou não sabe como trabalhar com Instagram, leia o artigo: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER SUCESSO COM INSTAGRAM?
O que a maioria não sabe é da grande usabilidade que a plataforma tem para publicidade e, por ser um aplicativo de imagens, torna-se essencial para fotógrafos.
O app permite:
- A publicação de fotos;
- Transmissões em vídeo ao vivo;
- Boomerang: App/Plugin do Instagram no qual o usuário pode criar GIFs curtos;
- Hashtags: É o velho conhecido “jogo da velha” ou “quadrado”, que cria um hiperkink ao ser inserido antes de determinada palavra, tornando buscas mais práticas;
- InstagramStories: Função do app que viabiliza publicações de fotos e vídeos customizados, geralmente por até 24 horas somente.
- Permite que, ao criar um anúncio, o público clique em alguma foto postada e seja direcionado para venda ou alguma outra ação.
A famosa #hashtag é um recurso utilizado para categorizar o conteúdo postado e o qual também permite fazer a busca sobre determinado assunto com praticidade nos motores de busca.
Um novo recurso, o InstagramStories, foi adicionado ao aplicativo, em agosto de 2016.
O recurso possibilita uma postagem mais prática e rápida, além devárias possibilidades de incrementar as fotos com textos, ícones, emojis, gadgets e widgets…
Mas é importante saber o momento certo de publicar, saber postar as fotos e vídeos estrategicamente e aos poucos, harmonizando as fotos entre si, assim padronizando as postagens para engajar o público com um pouco mais de facilidade.
Sem dúvidas, o Facebook é a rede social mais usada hoje em dia. Só de usuários brasileiros, o Facebook contabilizou mais de 90 Milhões de usuários ao mês – sendo mais de 80% somente em plataforma mobile.
O perfil da rede social assim como as FanPages permitem iniciar e estabelecer o contato entre cliente/empresa, postagem de conteúdos (matérias jornalísticas, notícias, imagens, vídeos, dentre outros).
Além de tudo, ainda é possível que façam menções e marcações de pessoas e outras empresas, a fim de ocasionar maior envolvimento e engajamento com a marca.
As FanPages podem e devem ser otimizadas com a criação de anúncios e patrocínio de publicações, assim aumentando os acessos e as conversões.
Mas mensurar os resultados que o Facebook Business oferece é muito importante, pois analisar os dados irá garantir muito mais segurança às decisões e às ações que serão criadas.
Os usuários do Facebook também podem avaliar a Fan Page do profissional, por isso são extremamente importantes, pelo fato de ser um comparativo bastante utilizado pelo consumidor em sua decisão final.
A Fan Page também é de extrema praticidade para agir e atingir o público no ambiente online, pois os recursos presentes são bastante variados e capazes de atender todo e qualquer segmento de mercado, principalmente para elementos digitais, como a fotografia.
Concluindo…
Todas as ferramentas que foram detalhadas neste post são importantes, apesar da significância e aplicabilidade de cada uma.
O interessante é que cada fotógrafo saiba utilizar cada ferramenta de acordo com o seu segmento e que saiba realizar corretamente a mensuração dos resultados que deverão ser continuamente coletados, para que haja embasamento para as estratégias.
Entenda que há momento para cada conteúdo e saber trabalhar bem a divulgação será imprescindível para o sucesso.
Lembrando que no início toda busca será orgânica, ou seja, vai depender de ser criada a relevância nos motores de busca, através da produção de conteúdos.
Em seguida, depois de já entender melhor o sistema de busca, para gerar mais leads, talvez seja a hora de separar um percentual do faturamento para investir em anúncios.
Falaremos dos anúncios em outro artigo. Para não perder, acompanhe a nossa página no Facebook.
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muito bom o seu artigo
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Muito obrigado!! Que bom que gostou.