[SEO] GUIA COMPLETO PARA OTIMIZAR SEU SITE NA PICSIZE

Tempo de leitura: 9 minutos

Fico muito feliz de te ver por aqui, pois isso significa que você entende a importância em ter um site otimizado com estratégias de SEO para alcançar um ótimo posicionamento no Google.

Todo fotógrafo que quer alcançar uma boa renda e realmente viver bem através da fotografia, precisa de um bom posicionamento nos mecanismos de busca e nós nos preocupamos muito com isso!

Não acreditamos que entregar sites bonitos para clientes baste, e você também não deve se contentar em ter um site bonito, mas sim um site com resultados.

Pensando nisso, escrevemos este passo a passo para que você consiga otimizar seu site por completo!

Neste guia você verá:

  • Como definir seu público
  • Como descobrir quais são suas palavras chave
  • Como e por que otimizar as imagens do site
  • Alterar todos os textos do site utilizando técnicas SEO
  • Incluir depoimentos e aumentar sua prova social
  • A importância do blog para seu posicionamento

seo-para-fotografos

PASSO 1: Definindo seu público, antes de tudo…

Para definir seu público, você vai seguir dois passos. O primeiro é descobrir informações a partir do perfil dos clientes que você já atende.

Você deve se imaginar entre a média dos clientes que você atende (ou quer atender) para responder às seguintes perguntas:

  • Qual a idade destes clientes?
  • Qual é a média de renda?
  • Onde eles moram?
  • O que gostam de fazer?
  • O que consomem?
  • Qual tipo de fotografia procuram e por quê?
  • Quais são suas dificuldades, medos e dores?

Feito isso, no segundo passo, você vai traçar o perfil do seu cliente ideal e dessa forma ficará mais fácil enxergar as pessoas que você atingir.

Por exemplo:

Maria, 27 anos, advogada. Mãe de primeira viagem, mora zona sul com uma renda mensal de aproximadamente 4 mil reais. Irá comemorar o aniversário de 1 ano do filho nos próximos meses. Procura fotógrafo de eventos infantis indoor. Busca um profissional de confiança que capture todos os momentos da festa.

Você pode fazer isso mais de uma vez para definir perfis diferentes. Dessa forma, ficará mais fácil entender onde está e como falar com seu possível cliente.

PASSO 2: Chegou a hora de descobrir suas palavras-chave

A palavras-chave são nada mais, nada menos que as palavras exatas usadas na hora da busca no Google.

Exemplo: Você precisa encontrar um adestrador de cão. A primeira ação que você tem é entrar no Google e digitar: Adestrador de cachorro em Belo Horizonte (ou sua cidade).

É exatamente isso que seu cliente faz. Se ele quer um fotógrafo para a festa do filho, vai buscar por “Fotógrafo de festa infantil em … (cidade)”.

Para definir as palavras-chave você pode se colocar no lugar do cliente e listar possíveis buscas que ele faz.

Para verificar se os termos que você listou realmente são procurados, você tem o auxílio de ferramentas como o Google Trends.

Lá você pode comparar palavras-chave para verificar quais tem mais buscas.

 

PASSO 3: Otimizando as imagens ANTES de subir para o site

As imagens que você sobe nos álbuns também são de extrema importância para o rankeamento do seu site de fotografia.

É muito comum, por exemplo, usuários pesquisarem determinados termos e acabaram achando uma imagem do seu portal, e, consequentemente, sendo redirecionados para ele.

Fizemos um artigo explicativo para você otimizar as imagens do seu site, leia aqui.

É MUITO importante otimizar as imagens se você realmente quer ficar no topo.

PASSO 4: Textos do site

Na Picsize, você tem campos próprios para aproveitar ao máximo os títulos e descrições, sem complicações. Por isso nossos clientes que escrevem bons textos estão bem posicionados no Google.

Dentro da plataforma você encontrará todas as páginas do seu site. São elas: Home, Sobre, Álbuns, Depoimentos, Blog e Contato.

Você deverá entrar em cada uma dessas páginas para alterar os textos usando as estratégias.

paginas-site-picsize

Assista o vídeo abaixo onde ensinamos a alterar o texto da Home pois ele te ajudará com as demais páginas do seu site:

Atenção: Configurações e Configurações SEO

Você poderá reparar que quando acessa a página dentro da plataforma, terá o campo para alterar o texto que ficará visível para o cliente (como mostra o vídeo acima). Porém, no canto superior esquerdo você poderá encontrar a aba “Configurações SEO”.

Os textos que você define nas Configurações SEO são os exibidos no resultado da busca do cliente.

fotografo em itauna Pesquisa Google

É muito importante que tenha cuidado ao escolher estes textos pois em poucas palavras o cliente precisa entender quem é você e quais são seus serviços.

Você precisa usar palavras-chave e deixar a mensagem clara.

O ideal é não ultrapassar o limite de caracteres visíveis, que são:

Título: 70 caracteres

Descrição: 320 caracteres

4.1. HOME

Esta é a página de início do seu site, ou seja, a porta de entrada.

Ao acessar seu site, o primeiro texto que o visitante verá é o da “Home”, então além de escrevê-lo otimizado para o Google te encontrar, você deve usar termos persuasivos para o visitante continuar navegando.

ome-site-picsize

 

Exemplo de texto

  • Título Introdutório

Fotógrafa de Família em Belo Horizonte – MG

  • Descrição

Meu nome é Carol, fotógrafa de família em Belo Horizonte e região metropolitana.

Isso inclui: Ensaio de Gestante, Parto, Newborn, Bebês, Festas Infantis e Eventos Familiares, Batizados, 15 anos…

Carrego comigo a ideia de que alguns acontecimentos jamais poderão ser repetidos. O meu papel como fotógrafa é guardar este momento para sempre e entregá-lo a você. Vamos conversar?

Configuração SEO

Title: Fotógrafa de Família em Belo Horizonte | Ana Carol Lopes

Description: Meu nome é Ana Carol, fotógrafa de família em Belo Horizonte e região. Ensaio de Gestante, Parto, Newborn, Bebês, Festas Infantis e Eventos Familiares, Batizados, 15 anos… Que tal nos falarmos pelo whatsapp agora mesmo?

4.2. SOBRE

O texto do sobre é bem pessoal, mas nem por isso dispensa a necessidade do uso de palavras-chave. Você poderá incluir elas no decorrer do seu texto pessoal.

Exemplo de texto

Título

Ana Carol Lopes, Fotógrafa de Família em Belo Horizonte.

Descrição

Publicitária por formação e fotógrafa por paixão.

Desde quando comecei a fotografar não reconheci nada mais sincero que o sorriso de uma mãe que vê seu filho pela primeira vez. Sou fotógrafa newborn, de família, de gestante, de parto e outros eventos familiares.

Procuro aprofundar cada vez mais nas histórias dos meus clientes e viver com eles momentos de grande alegria.

“Cada fotógrafo tem um jeito único de interpretar os momentos e registrá-los a seu ver.”

Que tal nos falarmos pelo whatsapp agora mesmo?

Configuração SEO

Title: Ana Carol Lopes | Fotógrafa de Família em Belo Horizonte – MG

Description: Me especializei nesta arte de clicar o dias felizes. Fotógrafa newborn, de família, de gestante, de parto e outros eventos familiares. Que tal me contar mais sobre você?

4.3. ÁLBUNS

Os álbuns merecem uma atenção especial pois além de definir o texto da página “Álbuns” você precisa adotar o hábito de escrever textos persuasivos, interessantes e COM palavras-chave nas descrições sempre que cadastrar um novo álbum.

Para isso, assista o vídeo abaixo:

Quanto ao texto da página álbum, sugerimos textos encantadores e se possível, que tenham a palavra-chave principal.

Exemplo de texto

Para mim, eternizar momentos significa ter a chance de eternizar a alegria, sua,da sua família,dos seus amigos e o mais importante, a alegria do mundo! Veja as fotos de famílias felizes, recém nascidos, gestantes.

Configurações SEO

Title: Álbuns – Fotógrafa de Família em Belo Horizonte | Ana Carol

Description: Para mim, eternizar momentos significa ter a chance de eternizar a alegria, sua,da sua família e dos seus amigos. Veja as fotos!

4.4. DEPOIMENTOS

No próximo capítulo deste artigo te explicarei a importância dos depoimentos e blog para o seu negócio. Por enquanto nos preocuparemos em configurar a página “Depoimentos” para o mecanismo de busca.

Exemplo de texto

Me considero uma pessoa de muita sorte por poder registrar sorrisos verdadeiros e momentos únicos que jamais irão se repetir.. Conheça estas pessoas que fizeram parte da minha história, e vice-versa!

4.5. CONTATO

Na página de “Contato”, o ideal é incluir o máximo de informações possíveis para o cliente entrar em contato de fato, com você.

Mesmo que não atenda em um estúdio, coloque informações no campo endereço. Pode ser somente sua cidade.

Além de informar os dados necessários, você pode ativar a integração com o whatsapp que a Picsize te oferece. Basta ir na aba “Whatsapp” no canto superior direito, informar seu número e ativar.

Exemplo de texto

Título

Vamos conversar?

Descrição

O primeiro passo é marcamos um bate-papo. Para que isso aconteça, preencha o formulário abaixo e te responderei dentro de algumas horas.

Atendo: Ensaio de Gestante, Parto, Newborn, Bebês, Festas Infantis e Eventos Familiares, Batizados, 15 anos…

Cidades atendidas: Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Ibirité, Betim, Lagoa Santa, Sete Lagoas, Serra do Cipó, Mateus Leme…

Endereço

Belo Horizonte / MG

PASSO 5: ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DOS DEPOIMENTOS

A opinião das pessoas tem grande influência nas nossas decisões.

Se você tiver que escolher entre um fotógrafo que em seu site só tem comentário positivo e outro que tenha algumas críticas, qual você escolheria?

As pessoas não querem se decepcionar, por isso escolhem sempre aqueles que agradam mais pessoas.

Por isso, ter uma página onde as pessoas dão a opinião sobre seu trabalho te ajudará a conseguir clientes na fotografia.

Você mesmo inclui os depoimentos do seu cliente. Veja como no vídeo abaixo:

PASSO 6: ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO BLOG

Escrever curiosidades e informações relevantes no seu blog é estar um passo à frente no medidor de confiança do seu cliente.

Além disso, ter um blog ativo = ter mais conteúdo.

E mais conteúdo significa mais chances de se posicionar no topo.

Quando você estiver pronto para produzir conteúdos para o seu blog, leia o artigo:

APRENDA A ESCREVER ARTIGOS DE FOTOGRAFIA PARA O SEU BLOG

Preparado para decolar até o topo do Google?

Se tiver alguma dúvida sobre SEO e Marketing Digital, envie um comentário neste artigo e responderei o mais rápido possível!

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