E-mail marketing para fotógrafos: atraia e se relacione com clientes

Tempo de leitura: 6 minutos

O e-mail marketing para fotógrafos é um importante canal de aquisição de novos clientes. 

Por meio dessa estratégia é possível ter bons resultados e aumentar consideravelmente o volume de novos clientes procurando. 

Mas como utilizá-lo da maneira correta? É o que vamos te explicar nesse artigo completo

O que é e-mail marketing?

E-mail é uma espécie de carta virtual que você pode enviar para qualquer pessoa que lhe ceder o endereço da sua caixa de correspondência online. 

O marketing entra com a estratégia por trás desses envios.

Então o e-mail marketing é uma estratégia que consiste no envio de materiais online para contatos que desejam receber seus comunicados

Seu conteúdo pode variar bastante, desde textos altamente persuasivos com foco na venda online até materiais de relacionamento e comunicados transacionais (como o recibo de uma compra). 

Neste artigo vamos te explicar mais sobre como utilizar essas ferramentas para captar mais clientes para o seu negócio de fotografia.

A importância do e-mail marketing para fotógrafos

Como você já sabe o que é essa estratégia, vamos te explicar por que ela é muito importante. 

A venda é feita baseada em relacionamento e confiança, ou seja, seu comprador precisa te conhecer primeiro para investir na compra de um determinado produto. 

Com a ascensão do marketing digital, o e-mail se tornou o principal canal para que esse relacionamento aconteça. 

Por meio dele as pessoas podem enviar desde conteúdos formais ou comunicados rápidos. 

Ah, mas hoje em dia as pessoas não usam o e-mail, eles se comunicam pelo WhatsApp

Embora grande parte das pessoas prefiram comunicados enviados por outros mensageiros online, o e-mail ainda é uma ferramenta amplamente utilizada, principalmente no meio corporativo.  

Como iniciar uma boa estratégia de e-mail marketing para fotógrafos?

Para que você comece com o pé direito nesse tipo de estratégia, listamos algumas dicas para você iniciar da maneira certa. 

Capture leads

Você deve estar se perguntando: como eu vou enviar e-mail se eu não tenho uma lista de endereços para enviar? 

Uma das melhores maneiras de construir o seu mailing com certeza é construindo materiais de valor e oferecê-los em troca do seu endereço de e-mail.

O ideal é que esses materiais estejam relacionados com o seu nicho de atuação. 

Por exemplo, se você é fotógrafo especialista em casamentos, criar um guia de decoração para casamentos pode ser interessante. 

Quem baixar esse material é que tem interesse em se casar, ou seja, uma ótima oportunidade para oferecer seus serviços. 

Tenha domínio próprio

Você ainda usa e-mail de provedores pessoais como Gmail ou Yahoo?

Isso pode estar comprometendo seus resultados. 

Ter um endereço eletrônico personalizado permitirá que você transmita mais profissionalismo e veracidade. 

Algumas ferramentas permitem que você realize a contratação e configuração de maneira fácil e rápida. 

Esse é o caso da Picsize. Nela você além de configurar seu e-mail, ainda pode criar um site personalizado.  

Selecione sua ferramenta para envio 

O e-mail marketing para fotógrafos requer o uso de ferramentas profissionais para o disparo em larga escala. 

O Mailchimp é muito utilizado para essas ocasiões.

O mais interessante é que você pode utilizar as features essenciais da ferramenta de maneira gratuita.

e-mail marketing para fotógrafos

Sobre o que vou falar?

Existem diversos assuntos que você pode enviar num e-mail.

Mas para que ele tenha realmente o resultado esperado ele precisa fazer sentido para o leitor. 

Ou seja, independente do seu objetivo, contextualize seu conteúdo com algo que esteja próximo da realidade do seu prospect para gerar conexão

Você ainda pode aproveitar essa estratégia para ocasiões mais específicas como as que vamos falar a seguir. 

Teaser

Vai lançar um novo serviço, vai trabalhar em uma nova cidade ou deseja comunicar uma novidade? 

Envie um e-mail marketing e crie a expectativa necessária. Os teasers são pequenas prévias de algo que vai acontecer e isso aperta ativa o gatilho mental da antecipação. 

As pessoas querem ser as primeiras a saberem de algo, se sentem exclusivas e também curiosas para saber o que vai acontecer. 

Pesquisa de opinião

A pesquisa de opinião é uma grande aliada numa estratégia de e-mail marketing para fotógrafos, pois ela permite que você conheça os interesses do seu cliente. 

Por exemplo, você pode ter interesse em entrar num novo nicho de mercado, ou oferecer seus serviços num novo estado. 

Criar um mailing segmentado e enviar essa pesquisa de opinião pode gerar diversos insights interessantes para seu lançamento. 

Este tipo de e-mail também serve para mensurar a qualidade e satisfação do seu trabalho. 

Depois de cada ensaio concluído você programar uma mensagem perguntando o que seu cliente achou do trabalho. 

Isso permitirá que você melhore a prestação dos seus serviços a cada momento. 

Datas sazonais

Dias das crianças, dia da noiva ou datas de aniversários para enviar uma mensagem e marcar presença nas comemorações. 

Nesses momentos as pessoas estarão mais propensas a receber sua mensagem com coração aberto e suas chances de obter um bom resultado serão consequentemente maiores. 

Com que frequência eu vou compartilhar esse conteúdo de e-mail marketing para fotógrafos? 

Não existe uma frequência ideal. Você pode enviar e-mails diariamente ou a cada 3 meses. 

Quem vai dizer o melhor momento serão as pessoas que se cadastraram na sua página de captura. 

Nesse caso, para uma estratégia de e-mail marketing para fotógrafos chegarem na caixa de correio eletrônico dos seus leads da maneira certa é necessário que você acrescente uma pergunta sobre qual frequência ele deseja receber seus materiais. 

Assim você corre menos chances de que seus comunicados sejam marcados como spam. 

Quer conhecer outro canal de aquisição tão bom quanto o e-mail marketing para fotógrafos? Então veja como explorar as redes sociais, principalmente o Instagram. 

Essa ferramenta pode ser a porta de entrada para que mais pessoas se inscrevam nos seus comunicados online e ainda conheçam seu trabalho. 

A Picsize desenvolveu um curso básico sobre a ferramenta e está disponibilizando gratuitamente. Você quer aprender mais sobre o assunto? Então clique aqui e acesse gratuitamente!

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