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Se você trabalha como fotógrafo, precisa entender um pouco mais sobre anúncios de fotografia!
Apesar das redes sociais serem ótimos canais de divulgação do seu trabalho, o alcance orgânico é limitado e, em muitos momentos, é necessário investir em anúncios para conseguir alcançar um número maior de pessoas.
Se você quer conhecer novas formas de atrair clientes para o seu negócio e explorar os principais tipos de anúncios de fotografia existentes é só continuar a leitura!
Quais os tipos de anúncios de fotografia que existem?
Muitas plataformas que utilizamos achando que são gratuitas, na verdade não é!
Facebook, Instagram e Google, por exemplo, sempre apresentam anúncios aos seus usuários que são pagos por lojistas ou pessoas que desejam vender um produto ou serviço.
Ou seja, eles vendem sua audiência (nesse caso a audiência somos nós que utilizamos esses canais) para anunciantes.
Existem muitas plataformas onde você pode apresentar sua propaganda, cada uma tem suas particularidades e é isso que vamos te mostrar a seguir.
Anúncios de fotografia em redes sociais
As redes sociais são os principais meios de interação usados atualmente.
Além das postagens tradicionais, é interessante que você invista em anúncios de fotografia nessas plataformas.
Segundo uma pesquisa realizada pela eMarketer, o Brasil é o país que mais utiliza as redes sociais na América Latina.
Para se ter uma ideia, o país mantém, mensalmente, mais de 78,1 milhões de usuários. Mas não é apenas para lazer que os brasileiros usam essas plataformas.
Atualmente, elas se tornaram ferramentas de pesquisa sobre marcas, produtos, serviços e profissionais essenciais para esses indivíduos.
Por conta disso, você precisa ter cuidado ao elaborar e veicular anúncios de fotografia nessas plataformas, afinal, é a sua identidade que estará em jogo.
Mais do que simplesmente conhecer técnicas de marketing digital, você precisa conhecer a fundo as necessidades dos seus clientes.
Instagram e Facebook
Esses dois canais sociais fazem parte do mesmo grupo empresarial e por isso, a criação de anúncios nessas plataformas é feito num mesmo lugar: O gerenciador de anúncios do Facebook.
Antes de falar diretamente dessa plataforma, é importante explicar a diferença entre posts patrocinados para anúncios criados.
Os posts patrocinados são aqueles que você consegue ter um bom alcance, segmentar seu público de maneira básica e inserir um valor que deseja gastar.
Já o anúncio é mais detalhado, nele você pode:
- Selecionar o formato que ele deve aparecer (story, vídeo, carrossel, imagem…);
- Escolher a rede social que o anúncio deve aparecer (Facebook ou Instagram);
- Segmentar seu público com recursos avançados;
- Programar a veiculação do anúncio;
- Entre outros detalhes.
Entender essa diferença é muito importante para que você possa colher os melhores benefícios.
👉 Se você quer aprender o passo a passo completo de como criar um anúncio no Facebook e Instagram, leia este guia completo!
Anúncios de fotografia em redes de pesquisa
Com certeza você já deve ter feito uma busca no Google e visto os anúncios no topo ou no fim da página, certo?
Não só o Google, mas muitas redes de pesquisa como Yahoo e Bing utilizam essa mesma estratégia para monetizar suas plataformas de pesquisa.
Alguns ainda possuem variações de anúncios com apresentação de produto ou até mesmo vídeo como é o caso do Google Shopping e o Youtube.
Google e Bing
Existem diferentes forma de se anunciar nos serviços do Google (Youtube, Google shopping, Play Store) e cada tipo de anúncio é veiculado de maneiras diferentes.
A forma mais usada é a rede de pesquisa, onde você paga para que seu resultado apareça nas primeiras posições da página de resultados.
Tudo é feito pelo Google Ads, gerenciador de anúncios da gigante de buscas.
O Bing Ads é o construtor de anúncios feito pela Microsoft que é dona desse tipo de buscador.
A criação de anúncios de fotografia nessas duas plataformas são bem parecidas e se você quiser aprender mais sobre cada uma delas pode entrar no site da Bing ou fazer um curso gratuito no Google Academy.
Portais
Grandes portais de notícias como Uol ou Terra cedem um espaço da sua página para apresentar anúncios online.
É como se eles alugassem aquele pedaço para outras pessoas mostrarem seus serviços ali.
A tecnologia utilizada nesses casos apresentam anúncios de maneira rotativa, ou seja, se você entrar nesses sites agora verá um tipo de anúncio, mas se entrar algumas horas depois os anúncios já serão outros.
Google Adsense
Isso acontece por que esses portais são parceiros de gigantes da internet já mencionados aqui, como o Google e Facebook.
O mais recorrente de se encontrar nesses canais são os anúncios de fotografia veiculado pelo adsense.
Essa plataforma do Google permite que você adicione um código na sua página para que seus anunciantes tenham espaço ali.
O que preciso saber para montar minha primeira campanha de anúncio?
Embora pareça ser fácil construir anúncios em alguns canais, eles precisam ser muito bem elaborados a fim de gerar o maior resultado com o menor custo possível.
Veja as dicas a seguir.
Conheça seu nicho e sua persona
A primeira dica para criar campanhas realmente eficazes é conhecer o seu público-alvo.
Mas, não se trata apenas de construir um perfil que aponte idade, sexo, região entre outros fatores básicos. É necessário traçar um panorama detalhado sobre ele.
Para isso você pode responder às seguintes questões:
- Que tipo de serviço eles geralmente contratam?
- Por que eles deixam de fechar um contrato?
- O que eles avaliam na hora de procurar um fotógrafo?
Uma ótima opção é solicitar feedbacks constantes por meio de enquetes e/ou questionários com seus seguidores.
Utilizando a plataforma Google Formulários, por exemplo, você consegue criar pesquisas online e monitorar os resultados por meio de planilhas, obtendo, assim uma visão mais completa de seus clientes.
Comece pelos anúncios nas redes sociais
A interface das redes sociais são mais amigáveis e por isso podem ajudar no momento de construir seus anúncios de fotografia.
As principais são o Instagram e Facebook e se você quiser aprender mais sobre eles pode explorar os cursos do blueprint, a plataforma com cursos EAD do Facebook.
Tenha em mente que cada rede social tem uma dinâmica diferente
O Instagram não funciona da mesma maneira que o Facebook, que, consequentemente, não tem a mesma dinâmica do Twitter.
Um erro básico de fotógrafos que usam as redes sociais é achar que todas as plataformas são iguais, e, por conta disso, não precisam de conteúdo específicos.
Contudo, isso é um grande engano. Assim como você precisa postar de forma diferente em cada perfil, também é necessário criar anúncios de fotografia próprios para cada um.
Lembre-se sempre que além das redes sociais funcionarem de maneira diferente, os usuários também mudam.
Por exemplo, no Instagram, a sua campanha precisa ter um foco mais visual, afinal a ferramenta é de compartilhamento de fotos.
Já no Facebook, é possível ter uma liberdade maior em relação à escrita. Por conta disso, elabore ações específicas para cada perfil que você tem.
Utilize uma linguagem otimizada
Lembre-se que, além de estar vivendo em plena Era Digital, você também tem uma nova geração de consumidores, mais exigentes, e que buscam dinamismo em tudo.
Por conta disso, foque em uma linguagem otimizada, que os seus seguidores realmente entendam e achem atrativa.
Entretanto, leve em conta, as características do seu público-alvo.
Se o seu foco são books para gestantes, por exemplo, procure usar uma linguagem mais sensível, mas, dentro do contexto da plataforma que você está.
Dessa maneira, com certeza você conseguirá criar anúncios de fotografia eficazes.
Formatos variados
Não se prenda a um único tipo de campanha.
A internet é extremamente dinâmica, o que permite que você solte a criatividade na hora de criar anúncios de fotografia.
Por conta disso, invista em formatos variados em suas estratégias de marketing digital.
Você pode usar desde banners, até links patrocinados para atingir o seu público-alvo. Entretanto, é essencial levar em conta, também, o perfil dos seus clientes.
Lembre-se, antes de qualquer coisa, as suas campanhas precisam ir de encontro às necessidades deles.
Monitore e use suas métricas
As métricas são as suas principais aliadas na hora de criar anúncios de fotografia.
Isso porque, elas irão mostrar exatamente como a sua campanha está repercutindo, deixando claro se ela é efetiva ou não.
Por conta disso, monitore constantemente esses indicadores e os use no seu dia a dia.
De modo geral, todas as redes sociais que possibilitam a inserção de campanhas publicitárias possuem métricas parecidas, como, por exemplo, número de visualizações, quantidade de cliques entre outras. Logo, fica mais fácil para você usar esses indicadores.
Mais do que verificar o desempenho dos anúncios de fotografia que você já criou, eles são essenciais para aperfeiçoar suas próximas campanhas.
Com base nas métricas, é possível avaliar por exemplo, que um link patrocinado é mais efetivo dentro do Facebook, enquanto um banner é o mais indicado no Instagram.
Sempre tenha um plano de marketing digital
Essa é a dica de ouro para qualquer fotógrafo que deseja criar anúncios de fotografia realmente eficazes.
Um plano de marketing digital é essencial pois, é ele que irá te orientar sobre a melhor maneira de agir dentro das redes sociais.
Ele deve ser elaborado antes da criação de qualquer campanha e atualizado conforme você for obtendo resultados.
Nele, além de constar informações básicas sobre o seu público-alvo, é preciso ter também o tipo de abordagem que você terá, bem como quais objetivos deseja alcançar com ela.
Dessa maneira, é possível ter um planejamento na hora de elaborar anúncios de fotografia evitando erros comuns, como, por exemplo, uma linguagem não otimizada ou a repetição do mesmo conteúdo em diferentes plataformas.
Lembre-se, para ter sucesso nas redes sociais e fomentar a sua carreira de fotógrafo, é preciso traçar estratégias, mas, também, adaptá-las conforme as demandas.
Isso inclui um plano de marketing digital que envolva anúncios de fotografia.
4 princípios básicos para criar anúncios de fotografia que vendem
Até aqui você aprendeu mais sobre as possibilidades de se anunciar na internet e os principais canais para se fazer isso.
Agora listamos algumas dicas que não podem deixar de fazer parte da sua estratégia.
Veja a seguir.
Imagem impactante
O diferente chama atenção das pessoas.
Muitos leem essa frase e pensam que ser diferente é ser esquisito ou fora do normal e na verdade ser diferente é se destacar dos demais de uma forma que é só sua.
Como fotógrafo profissional você deve ter características que marcam suas fotografias e os faz ser reconhecido por isso, talvez pelos ângulos que você fotografa, a edição que você faz ou as paisagens que você está presente.
Seja qual for sua característica mais marcante, para construir anúncios de fotografia é necessário que você vá muito além de uma imagem bonita e sim utilizar uma imagem única que chame a atenção de todos.
Texto matador
Os anúncios não são lugares para você explicar o “B A Ba da fotografia”, você está anunciando para vender mais e por isso precisa utilizar uma linguagem persuasiva.
Dessa forma você pode explorar muitos gatilhos mentais, storytelling e até fazer uma certa pressão para ajudar na tomada de decisão do seu possível cliente.
Público certo
Nunca, jamais esqueça de segmentar seus anúncios. Um erro desse tipo pode representar a perda de milhares de reais.
Por isso, tome cuidado na hora de fazer os seus anúncios de fotografia e preste bastante atenção para segmentar seu público de maneira certa.
Se você seguir as dicas que passamos anteriormente, com certeza terá mais facilidade na hora de executar essa tarefa.
Tenha um site
Ter um site de fotografia é muito importante, pois os seus anúncios devem levar o usuário para algum lugar e nada melhor do que sua própria página certo?
A Picsize possui um construtor de sites otimizado e ideal para você explorar em seus anúncios de fotografia.
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