Tempo de leitura: 10 minutos
O SEO para fotógrafos já não é mais um diferencial, mas um item obrigatório dentro do mercado que está cada vez mais concorrido.
Entre as várias estratégias de marketing digital que um profissional de fotografia pode explorar, ter um site ou blog bem estruturado é parte fundamental para extrair o máximo de resultado quando o assunto é atração de novos clientes.
Neste artigo vamos te explicar como criar um estratégia de SEO eficiente para fotógrafos e brigar entre as primeiros resultados do Google.
Acompanhe a leitura e descubra!
Afinal, o que é SEO para fotógrafos?
O SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Engenharia de Otimização para Buscas), que nada mais é que um conjunto de estratégias usadas para deixar conteúdos da internet mais atrativos para mecanismos de busca, como o Google.
Essa otimização tem como principal objetivo melhorar o ranqueamento de páginas na web, bem como aumentar o alcance delas.
Por conta disso, explorar o SEO para fotógrafos pode contribuir para que o seu trabalho seja encontrado com mais facilidade por pessoas próximas.
Sem essa otimização, as páginas não ficarão em evidência para os usuários. Isso implica na falta de divulgação do seu material, bem como tempo e dinheiro perdidos, já que os materiais não estão cumprindo com suas funções.
Para muitas pessoas, usar essas técnicas pode parecer extremamente complexo, contudo, algumas dicas podem ajudar nessa tarefa.
Tudo o que você precisa ter em mente é que você está criando conteúdos para web, ou seja, eles precisam ser extremamente dinâmicos e práticos.
6 dicas para construir uma boa estratégia de SEO para fotógrafos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, SEO não é um bicho de sete cabeças.
Quando se utiliza as ferramentas certas, ele se torna um trabalho simples e prático.
É importante prestar atenção em alguns elementos, pois será por meio deles que você poderá criar um site de fotografia totalmente otimizado, que gere uma boa audiência para a sua página e consiga um ranqueamento de destaque no Google.
Veja abaixo algumas dicas!
1. Tenha um domínio personalizado
Se você quer saber como é um bom SEO para fotógrafo precisa começar adquirindo um domínio personalizado.
O domínio é o link no qual as pessoas vão acessar o seu site. O ideal é que ele seja igual ao seu nome ou ao nome da sua empresa.
Esse domínio é uma das primeiras coisas avaliadas pelos buscadores para definir se ele vai apresentar seu conteúdo na página de resultados ou não.
2. Trabalhe bem as palavras-chaves
As keywords nada mais são do que tags que auxiliam os motores de busca a identificar o seu conteúdo.
Elas são os termos que as pessoas utilizam com mais frequência para realizar buscas na web.
Por exemplo, a frase “fotógrafos de casamento em BH” é considerada uma palavra-chave.
Na hora de criar páginas e conteúdos para o seu site, escolha palavras-chaves que estejam de acordo com o seu nicho.
Isso é muito importante, pois de nada adianta você selecionar keywords que não estão alinhadas ao seu negócio. Se você trabalha com fotos de casamento em Belo Horizonte e região, por que adicionar o termo “fotografia infantil em Manaus”?
Se o seu objetivo não for trabalhar fazendo fotografias de crianças em Manaus, não existe motivos para selecionar essa palavra-chave.
Lembre-se sempre de segmentar o seu nicho e localização.
Uma boa dica é pesquisar no próprio Google os termos mais procurados em relação a fotógrafos, tais como: ensaios newborn, pré-wedding, ensaio de gestante, smash cake, entre outros.
Encontre boas palavras-chaves no autocompletar do Google
Uma boa maneira de encontrar os melhores termos para sua estratégia de SEO para fotógrafos é utilizar o próprio Google como ferramenta para observar as intenções de buscas.
Você já reparou que quando começamos a escrever algo na caixa de busca do Google ele sempre começar a sugerir termos para completar nossa frase?
Isso acontece pois o algoritmo do buscador observa que aqueles termos são bem recorrentes e por isso faz aquelas sugestões para você.
Sendo assim, podemos descobrir quais são as palavras que as pessoas mais usam para fazer determinada pesquisa.
Encontre boas palavras-chaves no Google Trends
O Google Trends, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta do Google que faz o mapeamento do volume de buscas de uma determinado termo.
Por meio dele você pode verificar o histórico de crescimento ou declínio na quantidade de procura por cada keyword.
Assim você pode verificar em quais épocas as pessoas fazem mais buscas por “ensaio newborn em São Paulo” por exemplo.
3. Aproveite para criar conteúdos aprofundados
De nada basta você selecionar suas palavras-chaves e apenas adicionar o seu site pensando que o Google vai te apresentar nos resultados.
O algoritmo da gigante de buscas está cada vez mais inteligente e ele avalia se a sua página está respondendo a dúvida do usuário. Portanto, as palavras-chaves selecionadas precisam estar contextualizados num texto.
Essa á uma das regras primárias de uma estratégia de SEO para fotógrafos. Neste conteúdo você pode explorar alguns recursos importantes.
Utilização trechos em negrito para destacar uma informação
As palavras em negrito no seu texto funcionam como sinalizadores para os mecanismos de busca. Por meio da utilização desse recurso o Google irá entender a relevância daquele trecho para os usuários.
Mas cuidado, o negrito em exagero acaba tendo um efeito contrário, por isso use com moderação.
Títulos, subtítulos e descrição
Esses elementos também são extremamente importantes para ranquear um site.
Eles servem para dar uma hierarquia tanto para o texto, como para a página e o site em si.
Dentro deles é necessário trabalhar as palavras-chaves que citamos anteriormente.
Assim, os motores de busca conseguem identificar mais facilmente os assuntos que o seu endereço eletrônico aborda, bem como a relevância deles para os internautas.
Por exemplo, você percebeu que esse texto está dividido em subtítulos que possuem uma hierarquia de informações lógicas?
É assim que sua página também deve ser!Na Picsize, você tem campos próprios para aproveitar ao máximo os títulos e descrições, sem complicações.
Por isso nossos clientes que escrevem textos para web estão bem posicionados no Google.
4. Cuidado com a velocidade do seu site
Entre os mais de 200 fatores que o Google observa numa estratégia de SEO para fotógrafos, a velocidade de carregamento de uma página é uma das mais importantes.
Para você ter noção da notoriedade dessa otimização, uma pesquisa no blog Think With Google revelou que uma página que leva de 1 a 5 segundos para carregar pode ter até 90% de abandono.
Algumas plataformas, como a Picsize, já estão otimizadas para fazer o carregamento das páginas quase que de maneira instantânea.
No entanto você precisa ter cuidado ao subir arquivos de imagens muito grandes.
Embora a página esteja com uma ótima velocidade, ela pode ser prejudicada pelo carregamento de fotos muito pesadas.
O ideal é que você faça a compactação das fotografias antes de subir na plataforma.
Existem maneiras rápidas e gratuitas de diminuir o tamanho das suas imagens sem perder qualidade.
5. Palavras-chave nas imagens
As imagens que você sobe nos álbuns também são de extrema importância para o ranqueamento do seu site de fotografia.
Numa estratégia de SEO para fotógrafos é possível usá-las como um recurso a mais na busca.
É muito comum, por exemplo, usuários pesquisarem determinados termos e acabarem achando uma imagem do seu portal, e consequentemente sendo redirecionados para ele.
Por isso é essencial que as imagens também trabalhem com o uso de títulos, descrição e keyword selecionada.
Tenha sempre em mente que a internet é um espaço extremamente vasto.
Existem milhões de sites sobre fotografia que abordam os mais variados segmentos dessa área.
Para se destacar entre eles, você precisa usar o SEO para popularizar o seu trabalho, e assim, alcançar mais usuários e convertê-los em clientes.
6. Faça análises de resultados com o Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta que ajudará as pessoas a analisarem os resultados de suas estratégias de SEO para fotógrafos.
Nele você consegue ver quantas pessoas entraram no seus site, quanto tempo elas ficaram lá e como elas chegaram até ele.
Está ferramenta é bem robusta e permite que você faça análises mais complexas e bem assertivas.
Sua importância ainda é maior quando você precisa entender mais sobre o comportamento do usuário dentro da sua página.
Conheça mais sobre a Picsize
A Picsize é uma ferramenta que irá te ajudar a construir um site bem otimizado.
Ela possui uma série de recursos únicos que irão facilitar a construção da sua estratégia de SEO para fotógrafos, evitando que você perca tempo.
A plataforma oferece, por exemplo, a opção de o usuário inserir textos em páginas distintas, assim como é possível criar um título e uma descrição personalizada para cada uma dessas páginas, trabalhando palavras-chaves específicas.
Outro diferencial da Picsize é a possibilidade de se trabalhar o SEO nas imagens. Isso quer dizer que assim como você otimiza os seus textos com palavras-chaves, títulos e descrições, você poderá fazer o mesmo nas suas fotos.
Isso é essencial, uma vez que muitos clientes podem vir até o seu site por meio de pesquisas de imagens no Google.
Plugin Turbo SEO
Essa funcionalidade é um destaque na Picsize. Por meio deste plugin você pode ter um diagnóstico completo da sua página e pode ver os pontos que devem ser melhorados em tempo real.
Dessa forma você não precisa recorrer a outras consultas para saber como ajustar aqueles problemas.
Ele também faz a geração de sitemap automática.
O sitemap é um mapa virtual com todas as páginas do seu site. Ele ajuda o Google e os outros buscadores e entenderem a organização do seu portfólio online.
Integração com Analytics
Para quem já teve um site ou construiu um do zero sabe o quanto conectar o analytics é delicado. Um número a mais no seu código de acompanhamento pode fazer com que a plataforma não faça o rastreamento e coleta de dados da maneira adequada.
Na Picsize você precisa apenas copiar e colar seu código de acompanhamento. O restante do trabalho fica por conta da nossa plataforma.
Estes e outros motivos fazem com que a Picsize seja uma das melhor ferramentas de SEO para fotógrafos.
Além de criar um espaço profissional exclusivo, é possível escrever textos para o site de maneira totalmente otimizada para motores de busca.
Aproveite para baixar nosso guia completo de SEO para fotógrafos e construa seu site gratuito na Picsize!
Link permanente