Tempo de leitura: 6 minutos
Se você que está querendo começar a carreira de fotógrafo profissional, mas não sabe, exatamente, do que precisa, fizemos este post para você! Vamos mostrar o que você precisa para se tornar profissional na área.
Soft skills de um fotógrafo profissional
Bem, existem qualidades em um fotógrafo que você não aprenderá em um curso ou comprará em uma loja de tecnologia. Essas qualidades não são uma exigência exclusiva para o mercado da fotografia, mas precisamos citá-las neste post.
Essas características talvez sejam as que mais marcam na hora de um cliente indicar você para outra pessoa. Veja quais são e faça uma auto crítica para entender se falta algo para você deslanchar na sua carreira.
Criatividade
Ser fotógrafo é registrar os bons momentos, deixar vivo na memória os melhores olhares, sorrisos e ocasiões. Então, é um diferencial para qualquer fotógrafo ser criativo e saber ler as oportunidades, escolher bem lugares e ajudar a formar cenários e poses.
Isso vai contribuir para um bom trabalho final, que vai satisfazer os clientes e que vai alcançar o objetivo de ser um álbum que retrate a preciosidade do momento.
Relacionamento
Você vai passar algumas boas horas com os clientes. Pode ser que, um ou outro não sejam tão legais, mas você vai precisar levar numa boa. Desde que o temperamento desses clientes não prejudique o andamento do trabalho, procure ser político e amigável durante o ensaio.
Postura profissional
Esse engloba qualidades que são uma obrigação no mercado profissional. Ter postura profissional significa ser pontual, respeitar os modelos, o trabalho, não ser inconveniente e ser dedicado a exercer o melhor trabalho, como proposto. Procure agir profissionalmente e até o relacionamento com os clientes vai ser melhor.
Organização
A organização vai ajudá-lo a ser mais pontual, a atender mais clientes e a manter a postura profissional. Por isso, organize seus arquivos, o seu escritório, sua agenda e esteja sempre atento aos seus compromissos. Gostaríamos de alertar para esse que é a qualidade mais fundamental para quem quer ser um fotógrafo.
Construindo a carreira
Construir uma carreira reconhecida é algo que depende mais de você do que dos outros. Agora, a gente vai dizer alguns dos passos que você precisa seguir para isso acontecer. Vamos lá!
Faça cursos de fotografia
E não contente-se com um curso técnico sobre manuseio de câmeras, por exemplo. Existe uma variedade de cursos para fotógrafos que vão ajudá-lo a compor habilidades indispensáveis para um fotógrafo profissional. Podemos citar:
- cursos de iluminação;
- preparação dos modelos;
- cursos de edição de imagens, entre outros.
Isso quer dizer que não basta apenas saber tirar foto. É preciso entender de ambientes, iluminação e tratamento de imagens, entre outros, Procure conteúdos que vão aguçar a sua criatividade e que vão fazer do seu trabalho cada vez mais profissional.
Use câmeras profissionais
Fotógrafo que usa uma câmera semi profissional, tem suas limitações de produção. Isso quer dizer que pode ser que ele tenha dificuldades de alcançar alguns efeitos e até um padrão de qualidade nas fotos.
Já ensinamos por aqui como escolher uma câmera profissional, inclusive, com alguns exemplos no mercado. Não deixe de ter um equipamento que vai permitir que você faça o melhor trabalho e que trabalhe com sua criatividade a todo vapor, sem limitações!
Prepare os modelos
Esse exemplo, principalmente no contexto de noivos, é fundamental. Fazer um briefing e coletar o máximo de informações possíveis do ou dos modelos do ensaio faz com que você tenha ainda mais facilidade para acertar nas fotos. Tudo isso ajuda a mentalizar cenários, poses, figurino, entre outros detalhes.
Os clientes podem sentir-se bem durante os ensaios e isso os faz serem melhor representados pelas fotos que exprimem bem a sua história e o seu contexto.
Tenha um estúdio
Ter um estúdio não é algo tão obrigatório, claro. Mas, a falta de um pode restringir os tipos de trabalho que você vai pegar. Por exemplo, fotos de produtos, publicitárias e outras que requerem os recursos de um estúdio podem não ser feitas por você por falta de estrutura. Também já falamos por aqui sobre como montar o seu estúdio de fotografia profissional.
Estude arte
Ler ou estudar um pouco sobre arte possibilita ampliar seus horizontes, conhecer mais sobre a arte que é fotografar. Isso vai te ajudar muito a construir a sua marca, o seu estilo e a ser flexível às preferências do cliente sem que isso afete a estética do trabalho final.
É um jeito de aprimorar-se enquanto profissional, tornando-se diferenciado por um trabalho único e pela criatividade.
Use um software para fotógrafo
Esse software para fotógrafo vai ajudar você na organização que, como dissemos, é tão essencial para a sua carreira. Mas, ele também vai ajudá-lo a enviar as fotos para o cliente, vai ser diferencial para a seleção de fotos que entram no álbum e a aprovação do trabalho final.
Então, os clientes poderão selecionar as fotos para o álbum de um jeito prático, por um link que pode ser acessado pelo celular ou qualquer outro dispositivo. Então, você vai conseguir acompanhar essa validação, sendo ainda mais ágil e possível atender mais clientes.
Essas soluções e outras que serão atendidas pelo software conseguirão agilizar o processo de aprovação do seu trabalho de meses para dias, o que te ajuda muito financeiramente, não é mesmo?
Além disso, seus clientes te acharão mais ágil, contribuindo para a sua imagem profissional.
Conclusão
Por fim, precisamos dizer que você pode se aprimorar e se transformar em um fotógrafo profissional. O estudo, a dedicação e o preparo técnico é que vai dizer como você vai se posicionar no mercado: como um profissional ou um simples tirador de fotos. Tudo isso é o que mais pesa na hora de construir uma carreira e atrair pessoas para o seu trabalho.
Agora que você já sabe do que precisa para ser um profissional nesse mercado, conheça esse software para fotógrafos, que além de completo, você consegue usar gratuitamente, sem limitação de ferramentas. Conheça!