Tempo de leitura: 4 minutos
Você já enfrentou dificuldades para fechar trabalhos com seus clientes?
A dificuldade para conseguir fechar trabalhos não quer dizer necessariamente que o trabalho em si é ruim.
Muitas vezes a razão para que isso aconteça está em outros fatores e um deles é uma proposta comercial mal estruturada.
Um bom design unido a informações completas e claras são peças-chave de uma proposta que resulta em mais clientes.
Mas como unir informações completas a um design bem colocado, de forma que a proposta não fique cansativa?
É exatamente isso que te mostrarei neste artigo.
Você aprenderá:
- O que exatamente deve constar em sua proposta de orçamento de fotografia
- Porque é importante ter clareza e objetividade
- O que não deve faltar no cálculo do valor
- Como a parte visual encanta o cliente
- + Modelo de proposta comercial para se inspirar
Se você quer começar a ver seu trabalho dar resultado, continue lendo este artigo.
FOCO NO QUE O CLIENTE PRECISA
A fotografia é um ramo em que não podemos padronizar processos.
O atendimento precisa ser personalizado para os clientes pois eles procuram o diferencial, tanto no profissional quanto no resultado das fotos.
A proposta comercial que você envia para ele precisa transparecer ser personalizada.
Use um tema que tenha a ver com a área de atuação que o cliente precisa, e o componha com fotos que representem bem o tipo de serviço que você vai atender.
Por exemplo: Se você está para fechar um cliente que precisa de fotos para festa de 15 anos, utilize cores, fotos e elementos que remetam a isso.
>> Baixe os templates para orçamento de fotografia agora <<
É interessante que antes de enviar a proposta de orçamento, você entenda exatamente o que o cliente precisa.
Feito isso, explore ao máximo essa proposta final oferecendo o que o atenda.
TENHA CLAREZA
O valor do serviço deve ser justificado pelos benefícios que este serviço oferecerá ao cliente, portanto, quanto mais clara ficar essa justificativa, mais chances você terá de fechar o trabalho.
Por isso tenha transparência sobre os processos e tudo que irá utilizar.
- Qualidade do material: Por mais que a maioria dos clientes sejam leigos no assunto, liste os equipamentos que irá utilizar e enfatize a qualidade destes;
- Assistentes: Calcule e liste quantos assistentes precisarão acompanhá-lo no evento para que o cliente esteja ciente;
- Pós produção: Calcule e informe o tempo que será gasto na pós produção (edição) das fotos. Dessa forma o cliente reconhecerá que o trabalho não termina quando o ensaio ou evento acaba;
- Mostre seu portfólio: O principal benefício será percebido quando o cliente começar a ver trabalhos anteriores. Mostre o portfólio com suas melhores fotos e o cliente ficará impressionado;
- Demonstre responsabilidade: Essa deve ser a principal característica de um fotógrafo;
- Prazos: Estipule prazos que sejam possíveis de cumprir.
NA HORA DE CALCULAR O VALOR…
Na hora de calcular o valor não se esqueça de adicionar os gastos que terá fora a mão de obra do serviço, como por exemplo, porcentagem de investimento em marketing, transporte, alimentação, material fotográfico, etc…
Se ainda não sabe o quanto cobrar pelo serviço que vai oferecer, recomendo que leia o artigo “Quanto cobrar na fotografia?”
PARTE VISUAL
Como trabalhamos com uma área onde o visual é muito importante, essa importância também reflete na proposta comercial.
Por mais que você já tenha apresentado um portfólio encantador para o cliente, é importante que o cuidado com o design do seu material permaneça.
Utilize suas melhores fotos do nicho para esta apresentação e sempre lembre-se de priorizar simplicidade e beleza nas suas propostas.
Separamos um modelo de template para você se inspirar e ver que no próprio Power Point você consegue criar propostas sofisticadas.
Baixe seu template:
RECAPITULANDO…
A beleza e informação andam lado a lado na hora de exibir sua proposta comercial.
Você aprendeu neste artigo, como manter estes dois elementos em plena harmonia e encantar seus clientes na hora de fechar novos contratos.
Não deixe de compartilhar essa sacada com seus amigos nas redes sociais. Espero que o conteúdo tenha sido relevante para você!
Aproveite este momento para construir o seu portfólio online profissional gratuito, atraia mais clientes e feche mais trabalhos
Link permanente
Parabéns pelas dicas!
Link permanente