Tempo de leitura: 6 minutos
Ter uma reunião para briefing de fotografia é extremamente importante.
Não é nada fácil encaixar os desejos dos clientes em suas lentes quando não há nenhum tipo de conversa.
Por isso, nesse artigo, você irá aprender a fazer um briefing de fotografia com especificação em cada detalhe, entendendo exatamente o que é preciso para que o seu cliente saia completamente satisfeito após a sessão de fotos!
No final do artigo você encontrará um botão para baixar um modelo de Briefing que nossos parcerios Valwander disponibilizaram para você.
>>QUERO BAIXAR O MODELO AGORA<<
Anote tudo o que precisar!
Comece a adicionar melhor desempenho ao seu trabalho e mais níveis de satisfação aos seus consumidores, inclusive melhorando seu relacionamento na região!
O que é?
Um briefing de fotografia é uma espécie de questionário onde estarão inseridas todas as informações a respeito da sessão de fotos que você irá fazer, ou seja:
- O lugar, as pessoas que serão fotografas;
- Quando será o ensaio;
- Qual é o objetivo de seu cliente com as fotos;
- O que ele irá fazer com essas fotos e muito mais!
Por isso, é absolutamente crucial realizar a reunião de briefing para fotografia.
Para que o seu trabalho seja muito mais assertivo atendendo o que o cliente imaginou na hora em que pensou em contratar um fotógrafo para fazer o trabalho!
Entenda a importância de fazer o briefing de fotografia
A importância de escrever um briefing de fotografia é permitir que o fotógrafo entenda os requisitos exatos de imagens, da marca, das metas de negócios e o mercado-alvo de seu cliente, podendo, então, exercer um trabalho com melhor desempenho.
Como fotógrafo, você tem de saber exatamente como as imagens serão usadas (em que contexto e com que propósito).
Além disso, o briefing de fotografia irá permitir uma relação de trabalho sem complicações, no momento certo e dentro do orçamento de seu cliente.
Alguns dos principais benefícios de um resumo de fotografia criativa bem escrito incluem:
- Entregue as imagens criativas certas que seu cliente precisa.
- Reduza quaisquer interpretações erradas.
- Garanta que as expectativas de ambas as partes (cliente e fotógrafo) sejam claras.
- Concordar com os horários.
- Concorde com as especificações de localização e com os profissionais envolvidos no Making Of do processo de fotografar.
Antes de escrever um briefing de fotografia você deve:
Certificar-se de que você, como fotógrafo, possui todos os equipamentos necessários para garantir ao cliente aquilo que está vendendo.
Ou seja, se for uma fotografia de alimentos, é necessário possuir a iluminação específica, assim como em todas as outras variações.
Veja abaixo todos os pontos que você deve considerar ao escrever um briefing de fotografia, para uma sessão de fotos para que possa entender exatamente o que o seu cliente deseja.
AINDA NÃO MONTOU SEU SITE GRÁTIS DE FOTOGRAFIA? CRIE AGORA!
Como fazer o briefing de fotografia?
Encontre a partir de agora algumas dicas para montar o seu briefing de fotografia e conseguir extrair de seus clientes o melhor a respeito de suas necessidades.
Estabeleça objetivos claros e específicos em seu briefing de fotografia
Seu cliente quer fotos por um motivo específico.
Um briefing de fotografia irá permitir que você saiba exatamente quais são os motivos pelos quais o cliente deseja fotografar, bem como entender os lugares onde as fotos serão usadas.
Você deve entender em seu briefing com o cliente exatamente o que ele deseja alcançar (metas e objetivos mensuráveis).
Lembre-se, os visuais devem ser usados principalmente para criar um “sentimento” que nenhum texto, estatística ou qualquer outro elemento racional possa transmitir.
O cliente tem de ser extremamente específico em suas respostas!
Antes de ter a reunião com o cliente, é possível elaborar algumas perguntas para que sejam estabelecidos os objetivos do mesmo quando a reunião acontecer:
- O que você quer que as pessoas sintam ao ver as fotos que iremos fazer?
- Quão únicas as novas fotos precisam ser para se destacar das milhões já publicadas na internet, mídias sociais, blogs, jornais impressos (jornais/revistas /periódicos), outdoors e quaisquer outros canais?
- Qual é o principal apelo à ação? O que o cliente irá querer que as pessoas façam depois de ver as fotos? Você quer que elas liguem para o seu negócio? Enviem um e-mail para sua empresa?
- O cliente quer ganhar curtidas com a foto? Inscrições no blog? Quer que as pessoas baixem um guia? Comprem um produto específico? Enviem um cadastro? Reservem algum tipo de serviço?
As ocasiões que irão requerer fotos também são importantes.
Com as reuniões de briefing de fotografia você conseguirá entender onde serão realizadas essas fotos e o motivo pelo qual elas estarão sendo feitas.
Há diversos motivos, então esclareça com o cliente o que ele está buscando.
Fotos para a marca dele, para inserção em mídias digitais, para impressão em outdoors, para manter o álbum em casa, ou qualquer outra coisa.
Lembre-se que esse passo é muito importante porque isso irá definir a maneira como as fotos terão de ser editadas e exportadas, alterando bruscamente a necessidade de cada um dos formatos.
LEIA TAMBÉM: APRENDA FIDELIZAR CLIENTES COM UM PÓS VENDA ENCANTADOR
Pergunte ao cliente as plataformas de mídia digital onde ele pretende utilizar as suas fotos
Você, como fotógrafo, precisa saber sobre as plataformas de mídia exatas nas quais o cliente irá inserir as fotos.
Normalmente, se as fotos forem usadas apenas para mídias sociais ou websites, a resolução do tamanho e a qualidade da imagem não precisa ser tão alta quanto ao usá-las para impressão.
Como você deve saber, os preços são diferentes para cada tipo de uso das fotos.
Por isso, é muito importante saber disso no briefing de fotografia com seus clientes.
Confirme a localização e os detalhes do endereço na hora de fazer o briefing
Você, como fotógrafo, precisará saber as configurações de localização.
Que tipo de iluminação está disponível? É luz natural? Luz artificial? Que tipo de recursos estão disponíveis no local que podem ajudar na sessão de fotos?
Você poderá também inspecionar o local antes da data de filmagem?
Se for um ambiente externo, o cliente pode enviar algumas fotos do ambiente por e-mail para que você possa entender como a luz do sol pode ficar no momento das fotos.
Verificar a sua localização proposta antes da sessão de fotos é ideal.
Confira um modelo exclusivo para fazer o briefing para a fotografia
Nossos parceiros Valwander, fotógrafos de casamento e eventos infantis em Belo Horizonte, disponibilizaram o modelo de briefing que utilizam para que você possa baixar e se inspirar.
Clique aqui e faça o download grátis do modelo de briefing de fotografia para que você possa iniciar o seu processo sem se preocupar com os possíveis contratempos.
Prepare-se de forma segura para lidar com o cliente!
Agora, que você já sabe da importância do briefing para fotografia em todos os procedimentos de reuniões com clientes, não perca tempo e comece logo a fazer o seu!