Tempo de leitura: 5 minutos
Uma das coisas mais chatas que existem na internet é a dificuldade de encontrarmos uma informação devido a erros de usabilidade.
A demora para um site carregar, o layout que dificulta a leitura ou visualização do conteúdo, a falta de sinais de navegação, não encontrar o contato… Estes são erros que podem deixar os visitantes do seu site extremamente furiosos.
Sem saber, você pode estar perdendo clientes, pois a falta de usabilidade faz com que eles não se sintam confortáveis ao visitar a sua página e dessa forma não entram em contato em busca de orçamentos.
Mas primeiro vamos entender melhor sobre usabilidade.
Usabilidade = facilidade com que os usuários conseguem chegar aos seus objetivos no site.
Dentre estes objetivos, podem estar:
- Entrar em contato com o fotógrafo
- Encontrar informações sobre o profissional ou serviço
- Cadastrar e-mail para receber mais informações e novidades
- Comentar em álbuns, artigos e/ou fotos
- Compartilhar álbum, artigos e/ou fotos
Se com essas informações você já consegue imaginar alguns erros no seu site que podem estar afastando clientes, continue lendo este artigo para descobrir os principais erros de usabilidade que deixam os clientes frustrados.
ACESSO
SITE LENTO
Estudos relataram que 40% dos usuários abandonam um site se ele não carrega em menos de 3 segundos.
Com a velocidade que as informações chegam nas pessoas através da internet, elas estão muito menos dispostas a esperar sites que demoram para carregar. Então, principalmente em um site que tem muitas fotos, é importante observar o tempo de carregamento.
A ferramenta Pingdoom permite que você monitore a velocidade que o seu site demora para ser carregado.
Além de tudo, a velocidade de carregamento afeta no SEO (posicionamento) do seu site.
Você pode melhorar este erro de usabilidade:
- Utilizando uma boa hospedagem
- Otimizando as fotos para que não fiquem tão pesadas
POUCO CONTRASTE ENTRE BACKGROUND E TEXTOS
O baixo contraste entre o texto e o restante do site dificulta a visualização das informações importantes e desconforto do cliente/usuário.
Opte pelo tradicional fundo claro com texto escuro.
TAMANHO DA FONTE
Outro fator de usabilidade que pode incomodar profundamente o cliente é o tamanho da fonte para leitura.
Antigamente o padrão de uso era a famosa Arial 12, porém hoje a combinação não atende mais, devido ao tamanho das telas em computadores e celulares.
A dica é que teste a fonte e seu tamanho em diferentes telas para encontrar a ideal, que ofereça uma boa usabilidade ao leitor.
IMAGENS SEM ALT TAG
O alt tag é o texto que diz do que se trata aquela imagem. Você pode inserir alt tag sempre que subir uma nova foto.
Além da usabilidade, a alt tag também auxilia no SEO resultando em um melhor posicionamento no Google.
IDENTIDADE
DIFICULDADE DE ENCONTRAR O LOGO
É importante que o visitante do seu site identifique do que se trata o site que está visitando nos primeiros segundos.
O logo com o nome do fotógrafo ou empresa precisa estar bem posicionado.
Normalmente ficam no canto superior esquerdo da página. Usar uma tag line acompanhando o logo também ajuda na hora de identificar.
Exemplo: Carol Lopes (Logo) – Fotografia Newborn (tag line).
Outra dica é que o logo seja clicável para substituir o botão “Home” no site.
DIFICULDADE DE ENCONTRAR A PÁGINA SOBRE
Os clientes fazem questão de saber quem está por trás daquele site e conhecer melhor o fotógrafo que estão considerando contratar.
A página sobre deve conter um breve histórico pessoal e profissional do fotógrafo para transmitir confiança e deve ser fácil de ser encontrada no site.
Outra dica que melhora a usabilidade é posicionar uma foto com um resumo do fotógrafo na side bar (barra lateral) junto ao botão que leva para página sobre completa.
NÃO EXISTE ÁREA PARA CONTATO
Hoje é possível encontrar quase qualquer pessoa pela internet.
Um visitante que entra em seu site e considera contratar o seu serviço virá a ter interesse em entrar em contato com você.
Por isso facilite este contato.
Disponibilize telefone, e-mail e um formulário para que enviem suas dúvidas.
NAVEGAÇÃO
CONFUSÃO NO MENU DE NAVEGAÇÃO
O erro de usabilidade neste caso está nos sites que não possuem menu de navegação ou possuem vários.
O menu de navegação serve para facilitar o acesso do usuário em diversas áreas do site. Portanto, este deve ser simples e direto.
Um menu de navegação ideal deve ter:
- Arquivo/Galerias
- Sobre
- Contato
- Pesquisa
- + alguma informação importante que você deseja exibir (sem exageros)
LINKS DIFÍCEIS DE IDENTIFICAR
Os links usados nos posts e em partes do site devem ser consistentes e fáceis de identificar.
Não se deve utilizar a mesma cor dos textos para os links. Escolha uma cor diferente que tenha a ver com o tema do seu site.
CONTEÚDO
EXCESSO DE CORES
Não faça um carnaval de cores no seu site.
Use cores diferentes somente onde deseja chamar atenção como em botões e links.
O excesso de cores confunde o cliente atrapalhando a experiência de usabilidade que ele terá com o site.
ABUSO DO NEGRITO/ITÁLICO/CAIXA ALTA
Utilize somente um estilo para enfatizar nos textos e não abuse do uso deste.
Normalmente são utilizados
Negrito > para destaque
Itálico > para palavras estrangeiras/gírias
CAIXA ALTA > sensação de gritos ou fala exaltada
CONCLUSÃO
Toda a experiência que o usuário tem desde o momento que acessa seu site até o momento que o fecha contará para decisão final de se ele se tornará um cliente, se indicará seus serviços ou se simplesmente irá abandonar seu site.
Trabalhar a usabilidade pode gerar resultados instantâneos para o seu negócio.
Disponibilize conteúdo de qualidade e fácil acesso garantindo a usabilidade para que voltem.
Gostou do conteúdo? Coloque seu e-mail para receber GRATUITAMENTE mais conteúdos como este!
Link permanente