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Construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo para fotógrafos pode ser uma ótima forma de atrair novos clientes por meio do compartilhamento de informações de valor, assim como pode contribuir para torná-lo autoridade no meio profissional.
Produzir conteúdo relevante com frequência realmente não é algo fácil de se fazer, ainda mais quando é específico para fotógrafos.
No entanto se você entender a lógica dessa estratégia e conhecer algumas dicas importantes, o que parece ser difícil se torna muito mais fácil na prática.
Este artigo tem o objetivo de desvendar os segredos do marketing de conteúdo para fotógrafos e mostrar o potencial de resultados que ele pode gerar para o seu negócio.
Acompanhe a leitura, conheça as dicas apresentadas e coloque-as em prática hoje mesmo!
O que é marketing de conteúdo?
Essa estratégia se baseia na criação de materiais com cunho informativo sobre um assunto central. Essas produções têm o objetivo de educar o mercado a respeito do uso de um novo produto, assim como ajudar o usuário na tomada de decisão de compra.
Apesar dessa estratégia parecer recente, ela já era usada no ano de 1900 quando a fabricante de pneus conhecida como Michelin criou um guia turístico na França.
Você deve estar se perguntando, o que tem haver uma fabricante de pneus com turismo? Naquela época o uso de automóveis era restrito a poucas pessoas que tinham um poder aquisitivo mais elevado.
Essas pessoas não sabiam quais eram os melhores locais da cidade para se frequentar e por isso não utilizavam seus veículos com frequência.
Isso era um sinal preocupante para a fabricante de pneus, pois se as pessoas não utilizam seus veículos, não gastavam seus pneus e consequentemente a demanda por esse produto iria cair.
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Objetivo do guia Michelin e o surgimento do marketing de conteúdo
Observando essa situação o André Michelin, fundador da empresa, teve a ideia de criar um guia turístico que apresentasse os melhores pontos da cidade para se frequentar e distribuiu para as pessoas.
A ideia era fazer com que o volume de veículos rodando aumentasse. Esse projeto deu tão certo que o guia se tornou um material que existe até hoje, possui edições atualizadas todos os anos e tem presença em diversas cidades do mundo.
Nessa história é possível perceber a aplicação prática de uma estratégia marketing de conteúdo. Mas como ela se aplica a realidade dos fotógrafos profissionais? Veja a seguir!
A importância de o marketing de conteúdo para fotógrafos
Antes de adquirir um determinado produto, sempre pensamos, mesmo que de forma inconsciente, nos motivos que estão fazendo com que ele seja necessário em nossas vidas.
Apesar de sempre observarmos os atrativos específicos daquela mercadoria, nós queremos que ela seja útil não é mesmo? Na fotografia não é diferente e é nesse momento que o marketing de conteúdo para fotógrafos entra em ação.
Apesar desse trabalho parecer algo “simples” para grande parte das pessoas, a fotografia profissional requer muitas habilidades que precisam ser aprendidas e desenvolvidas por meio de cursos para fotógrafos que ajudam o profissional a chegar num resultado espetacular.
Através da constante produção de conteúdo, o profissional de fotografia tem a oportunidade de explicar mais sobre seu processo, dar dicas para quem deseja contratar seu trabalho ou até mesmo falar de assuntos correlatos a fotografia como organização de casamento, gestação de bebê ou decoração de festa de 15 anos.
No momento em que o fotógrafo se disponibiliza a criar algum tipo de conteúdo, através da internet ou qualquer outro meio social, ele tem que entender o devido propósito do que vai fazer.
Entendendo o propósito do marketing de conteúdo
Todo tipo de conteúdo precisa oferecer aos clientes soluções que são capazes de ajudá-los a viver de forma que facilite sua vida. No entanto, qualquer conteúdo que seja, precisa ser claro e objetivo.
Quando citamos “conteúdo”, quer dizer que pode ser qualquer tipo, desde uma pequena fotografia em tempo real até saber como atender cada tipo de cliente.
Para isso é preciso conhecer todos os manejos e as estratégias de um bom marketing de conteúdo.
Como iniciar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para fotógrafos?
O primeiro passo sempre é o mais difícil de dar, mas ele é necessário para que a jornada realmente comece.
A ação inicial que um fotógrafo deve fazer no momento de implementar sua estratégia é pensar nos objetivos que se quer alcançar. Os mais recorrentes são:
- Aumentar o engajamento do público;
- Captar mais clientes;
- Se tornar autoridade;
- Melhorar sua presença digital;
- Educar o mercado.
A partir disso você deve fazer o planejamento da produção de conteúdo. Nesse momento você deve definir algumas coisas.
Veja a seguir algumas perguntas que vão te fazer iniciar o planejamento da sua estratégia de marketing de conteúdo para fotógrafos.
Sobre qual assunto eu vou falar?
Lembre de navegar em áreas do seu nicho de trabalho, por exemplo, um fotógrafo especializado em fotos de casamento pode falar sobre cenários para o casamento perfeito, dicas de lojas para se comprar um vestido de noiva ou até mesmo dicas de como encontrar uma boa empresa para fazer a ornamentação do espaço.
Quem eu quero atingir com esse conteúdo?
Essa é uma das principais perguntas que deve ser respondida com muita atenção, pois ela vai guiar as outras respostas.
Saber quem queremos atingir, facilita (e muito) a produção de conteúdo. Por isso uma das melhores formas é criar uma persona.
A persona é um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal.
Qual será o tipo de mídia para essas produções?
O marketing de conteúdo para fotógrafos permite que esses profissionais tenham a liberdade de escolher a melhor forma de compartilhar conhecimento. Você pode explorar vídeos, textos ou até mesmo podcasts.
Com que frequência eu vou compartilhar esse conteúdo?
Manter uma frequência é importante para gerar um resultado consistente. É sempre bom lembrar que qualidade é melhor do que quantidade.
Publicar 1 conteúdo de alta qualidade por semana pode ser melhor do que publicar 1 conteúdo ruim todos os dias.
Qual canal eu vou compartilhar meu material?
Essa resposta está muito ligado ao tipo de mídia utilizada, pois ela vai direcionar o canal que você vai compartilhar seu material.
Por exemplo, se você prefere fazer conteúdo em vídeo, talvez o Youtube seja a melhor mídia, já se você prefere texto, ter um site para fotógrafos pode ser mais interessante.
Os principais canais utilizados atualmente são:
- Blog;
- Youtube;
- Redes Sociais (principalmente Instagram e TikTok que estão super em alta);
- Podcast.
Lembre-se de documentar todas as informações, desde o objetivo até as respostas das perguntas.
Quando escrevemos essas informações, além de reforçarmos os dados na nossa mente é interessante que se tem um material para sempre consultar quando precisar.
Você pode anotar numa agenda, caderno, em seu bloco de notas no celular ou um documento Word.
Seja qual for o local de registro, deixe-o em local de fácil acesso e bem visível.
Melhores estratégias e dicas de Marketing de Conteúdo para fotógrafos
Agora que você já sabe como começar sua estratégia de marketing de conteúdo para fotógrafos é hora de conhecer algumas dicas importantes para colocar a mão na massa.
Sempre deixe as informações disponíveis
Com toda a certeza você já sabe o que é self-service, no entanto, imagine que o seu cliente ao entrar em seu site quer saber todas as informações e todo o conteúdo que você tem nele.
Desta maneira, é preciso que você seja claro, que ofereça conteúdos com qualidade, porém de maneira simples que faça o usuário encontrar tudo o que queria. A palavra de ordem nesses casos é objetividade.
Além disso, todo o conteúdo produzido é valioso, por isso sempre deixe-os visíveis para os usuários.
Seja transparente e verdadeiro
Você, como também é um consumidor, espera que as marcas que você adquire sejam transparentes.
O seu cliente também espera isso de você, no entanto, não precisa “contar seus segredos” mas ser claro e firme em seus processos.
Além de transmitir confiança para seu potencial cliente, mostrar os bastidores das fotografias vai chamar a atenção de outros fotógrafos também e, dessa forma, aumenta suas chances de se tornar referência no neste meio profissional.
Aproveite o timing
O marketing de conteúdo para fotógrafos deve acompanhar as tendências de mercado, por isso estar atento ao tempo de cada publicação é muito importante.
Você precisa saber aproveitar os conteúdos mais interessantes da mídia para elaborar os seus conteúdos em cima daquilo.
Porém, utilize as novidades como uma inspiração para criação do seu conteúdo.
Copiar um material de outro produtor sem dar os devidos créditos, além de ser antiético é uma grande falta de respeito.
Explore todos os recursos que as redes sociais oferecem
Todo fotógrafo deve ter a sua rede social e expor nelas algumas prévias dos seus serviços chamando sempre o cliente para acessar a sua página principal.
No entanto, se você é um fotógrafo de ensaios infantis, crie sua página de ensaios infantis, procure por dicas e algumas informações sobre, o mesmo acontece com fotógrafos de casamentos, aniversários entre outros.
Otimize seu conteúdo para os mecanismos de buscas
Essa dica é especial para aqueles que escolheram criar um site e/ou blog para compartilhar seus conhecimentos.
Segundo uma pesquisa apresentada no blog da MOZ, software que ajuda na criação de estratégias de SEO, 84% dos usuários Google realizam 3 ou mais pesquisas diárias.
Ou seja, com um site você tem até 3 chances de impactar um usuário que faz uma pesquisa no buscador.
Tente fazer com que seu nome apareça em uma das primeiras páginas do Google. Para isso você precisa trabalhar as palavras-chave no seu site e técnicas SEO.
Como inovar no marketing de conteúdo para fotógrafos?
O mundo oferece uma gigante área de inovações, basta você querer adquiri-las e chamar a atenção do seu público oferecendo o melhor serviço.
Como o velho ditado diz, a propaganda é a alma do negócio, então, não deixe que o seu negócio acabe por falta de uma boa propaganda, sendo que você pode ter todos os recursos que quiser criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
A inovação está presente nas pequenas coisas que fazemos de diferente, mas que chama a atenção do público ou contribui para que resolva algum problema do nosso cliente.
Por isso, busque inspirações em outros segmentos do diferentes do seu. Sair da nossa bolha de conhecimento ajuda a aumentar nosso repertório e com isso nos tornarmos mais criativos.
Não é sobre apenas vender um produto
Sendo assim, podemos afirmar que ser um bom fotógrafo não basta vender o produto, é preciso ter as estratégias, para que você consiga atingir todas as suas metas.
Este artigo foi elaborado com esta única função, fazer com que você atinja o nível máximo de clientes através de redes sociais.
Desta forma, basta você seguir nossas dicas e saber usufruir das inúmeras tecnologias que o mundo virtual oferece para você.
Não é difícil, basta você compreender que para cada público é preciso expor certo conteúdo e informações. Siga nossas dicas e tenha cada vez mais sucesso em seu campo digital.
[BÔNUS] Crie um site gratuito com a Picsize
A Picsize é uma empresa que possui soluções que ajudam fotógrafos e desenvolverem seu trabalho da melhor maneira. Uma dessas soluções é o construtor de sites.
Além de oferecer toda estrutura visual com templates que se encaixam em diversos nichos de fotografia, a plataforma ainda conta com um plugin Turbo SEO.
Esse plugin é capaz de fazer uma análise todas as suas páginas e apresentar os pontos de melhoria que devem ser observados.
Além disso, ele cria o sitemap, uma espécie de mapa com todas as páginas já publicadas no seu domínio, da maneira mais adequada para você enviar para o Google.Se você ficou interessado pelo assunto marketing de conteúdo para fotógrafos não pode deixar de fazer um teste gratuito no construtor de sites da Picsize e experimentar todas as suas funcionalidades.