Site para fotógrafos: tudo que você precisa saber!

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe como criar um site para fotógrafos? Seja você um profissional de fotografia iniciante ou com mais experiência, ter uma página na web para apresentar seu trabalho é muito importante nos dias atuais. 

Ao contrário do que muitos pensam, construir um site hoje em dia é uma tarefa que requer dedicação, mas não é um bicho de 7 cabeças.

Existem muitas plataformas fáceis de configurar onde você pode ter seu site pronto em questão de minutos. 

Nesse artigo vamos te explicar todos os detalhes que você precisa saber para construir um site para fotógrafos profissionais e o melhor, gratuito! 

Acompanhe a leitura e saiba como!

Por que um site para fotógrafo?

Essa é a pergunta básica que deve ter feito com que você chegasse até aqui, afinal, para que eu preciso de um site e quais os benefícios dele para o meu trabalho como fotógrafo?

Existem muito benefícios para criação de um site para fotógrafos. Conheça alguns deles!

Atração de novos clientes

Os sites são páginas onde você tem a liberdade de adicionar o conteúdo que desejar. Ele funciona como uma vitrine do seu trabalho e assim como no mundo físico, muitas pessoas navegam pelo ambiente digital e podem ver a sua vitrine. 

Quando bem apresentado, o conteúdo criado na sua página funcionará como uma porta para que novos clientes te conheçam e entrem em contato

Facilidade no contato entre você e seu cliente

Algumas plataformas contam com a integração com o WhatsApp, um das ferramentas de comunicação mais utilizada no Brasil. 

Segundo dados apresentados no blog Oberlo, a estimativa é que mais de 120 milhões de pessoas no Brasil possuem o aplicativo instalado no celular. Cerca de 79% desse número usam o aplicativo como principal fonte de informação. 

Ou seja, ter um site com o Whatsapp integrado nativamente é um grande diferencial no momento do contato. Como os sites podem ser editados facilmente você ainda tem a possibilidade de deixar seu telefone de contato, email e até um formulário nativo na sua página. 

Quanto mais opções de contato, mais chances você terá de conversar com um potencial cliente.

site para fotografos

Site X Redes Sociais

As redes sociais são ótimos locais para que você crie uma audiência interessante, no entanto você não tem controle do que acontece por lá. 

Se um dia o Instagram, Facebook ou Twitter parar de funcionar você perderá todo o seu trabalho de anos. 

Já num site você tem total controle do seu espaço e autonomia para desenvolver um site para fotógrafos chamativo e que realmente transmita sua essência como profissional.

Além disso, é só por meio de uma página web que você conseguirá ser encontrado numa busca do Google. Algumas plataformas, como a Picsize, contam com uma estrutura de SEO que contribui para que você alcance as primeiras posições do Google com mais rapidez.

5 dicas para criação de sites para fotógrafos profissionais

Se você quer aproveitar todos os benefícios de se ter um site que gere resultado é interessante que você coloque em prática as dicas a seguir!

1. Foque na usabilidade da página

O layout de um site para fotógrafos, além de ser visualmente bonito, ele precisa ser de fácil utilização. Logo, ter uma página com muitos recursos ou que seja difícil de utilizar não seja muito interessante. 

Foque em apresentar o seu trabalho da melhor maneira possível sem criar muitas barreiras para que o usuário conheça seu trabalho

2. Deixe suas informações de contato evidente

De nada adianta você construir um site bonito e chamativo mas não deixar seus contatos fáceis para que o potencial cliente converse com você. 

Deixar o botão do Whatsapp sempre a vista é uma boa prática para aumentar suas taxas de conquista de novos clientes. Além disso é interessante que você apresente mais de uma opção de contato, como formulário, chat online ou número de telefone.  

3. Apresente seu trabalho 

Pode parecer óbvio, mas um grande erro que muitos profissionais cometem é ter apenas 2 ou 3 fotos dos trabalhos que executa. 

Por mais lindas que sejam as fotografias, apresentar mais trabalhos realizados, além de mostrar que você é um profissional procurado, fará com que seu cliente saiba mais sobre o seu trabalho

portfolio online

4. Depoimentos dos clientes no seu site de fotografia

A prova social é um dos gatilhos mentais mais importantes para qualquer negócio.

As pessoas gostam de buscar outras fontes de informações a respeito de nosso trabalho e deixar o depoimento de alguém que você atendeu é uma maneira de ser mais transparente e ao mesmo transmitir mais confiança

5. Mantenha uma estratégia de SEO ativa

Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas aplicadas às páginas web que melhoram a forma com que os buscadores analisam sua páginas. Essas boas práticas vão fazer com você aumente sua presença na internet e consiga explorar o potencial de resultado que ela proporciona.

Como criar site para fotógrafos grátis?

Nesse momento o mais interessante é buscar plataformas próprias para profissionais que atuam com fotografia. Normalmente elas já possuem toda a estrutura que um fotógrafo precisa para trabalhar

A Picsize, por exemplo, permite que você construa um site gratuito e com layouts fáceis de utilizar e visualmente bonitos. 

O melhor é que ele ainda permite que você escolha entre 4 modelos de sites diferentes, conexão com WhatsApp e toda a estrutura necessária para você desenvolver sua estratégia de SEO para fotógrafos.

Fotógrafos que utilizam a Picsize 

Conheça algumas páginas de grandes fotografos criadas com a Picsize.

Americo Sperandio

Site para fotógrafos: Americo Sperandio

O Américo é um fotógrafo paulista especialista em casamentos. Além de apresentar seus trabalhos mais recentes ele explora muito bem os depoimentos de seus clientes.

Val Wander

Site para fotógrafos: ValWander

O Valéria Gonçalves e o Wander Faria são profissionais belorizontinos especialistas em fotografia de casamento. Em seu site é possível encontrar seus trabalhos mais recentes, informações a seu respeito e opções de contatos.

Ana Carol

Site para fotógrafos: Ana Carol Fotografia

A Ana é uma fotógrafa que trabalha principalmente com fotografia de família e com um projeto de ensaios femininos.

Valquiria Santos

A Valquíria é uma fotógrafa que valoriza a mulher real, seu site apresenta álbuns com  diversos trabalhos já produzidos.

Adriane Palma

Site para fotógrafos: Adriane Palma

A Adriane é uma fotógrafa carioca multipotencial que transita entre diferentes nichos de fotografia. 

O meu site está com a Picsize há dois anos e, sinceramente, só tenho elogios. Eles são incríveis em tudo que eles fazem. O suporte deles é muito bom, a galeria de fotos para o cliente escolher depois do ensaio também é perfeita. Recentemente eu fiz uma pesquisa simples: joguei no Google “fotografia Recreio dos Bandeirantes” e o primeiro resultado era o meu site. Eu sou a primeira a aparecer. Isso para mim é fantástico porque não é simples e nem fácil ficar no primeiro lugar do Google, no entanto eu não fiz praticamente nada, a Picsize que fez tudo por mim.”

Gostou de entender mais sobre como criar um site para fotógrafos profissional? Coloque as dicas na prática e aproveite para fazer um teste gratuito na Picsize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *