Tempo de leitura: 3 minutos
Hoje em dia para quase tudo precisamos apresentar nossos documentos, certo? Além disso, as fotos 3×4 normalmente são pedidas em currículos ou preenchimento de quaisquer outros tipos de formulários.
Mas, quem é que gosta de tirar esse tipo de foto? Com certeza quase ninguém, até mesmo porque dificilmente conseguimos sair bem nestes tipos de fotos, não é mesmo? Porém, o que para uns pode ser algo negativo, para outros pode ser um aprendizado.
O que a grande maioria não sabe é que as tradicionais fotos 3×4 podem ensinar muita coisa para os fotógrafos e é exatamente por isso que resolvi dar um pouco mais de atenção para esse assunto tão desconhecido entre muitos.
Aprenda com as fotos 3×4
Existe uma típica frase que diz assim: “sempre podermos dar um exemplo, mesmo que seja de um mau exemplo”, isso se enquadra perfeitamente para as tradicionais fotos de documentos.
Quando falamos deste tipo de retrato, devemos ter em mente algumas coisas que não devem ser feitas por um profissional e acima de tudo aprender com o que elas podem nos ensinar. Então vamos lá?
-1°: distância focal:
Normalmente, o mais utilizado para as fotos de rosto são as lentes teleobjetivas, pois lentes grande-angulares tendem a distorcer a imagem e com certeza tudo o que queremos evitar é distorcer o rosto da pessoa fotografada, certo?
As teleobjetivas mostram a pessoa fotografada mais próxima o possível de sua aparência real, ajudando e muito no resultado final da imagem tirada. Claro que quem faz este tipo de foto para documentos, normalmente não estão preocupados com esses detalhes, mas, é sempre bom se atentar.
99% as fotos acabam sendo feitas bem mais de perto do que deveriam, isso quando a foto não acaba sendo feita com uma webcam, sendo assim, aprenda com esse erro.
–2°: iluminação:
Tenha sempre em mente que rostos são objetos de três dimensões e geralmente desejamos que isso fique bem claro na fotografia. Por esse motivo, é mais do que comum utilizar como base para a iluminação de retratos uma principal luz lateral (a de 45° graus, sendo mais exato) e outra para o preenchimento (com aproximadamente metade da potência principal).
Através dessas técnicas, é possível mostrar nitidamente a tridimensionalidade do rosto em fotos 3×4, fazendo toda a diferença na imagem retratada.
Já o setup utilizado para essas fotos de documentos são duas luzes colocadas nos dois lados, lembrando que ambas devem possuir a mesma potência. Isso irá fazer com que cada milímetro no rosto da pessoa fotografada fique bem iluminado, destacando ainda mais a tridimensionalidade.
Claro que o objetivo dessas fotos de documentos não é deixar as pessoas mais bonitas, mas sim, mostrar todos os detalhes de nossa fisionomia, porém, no momento de realizar fotos para outros tipos de finalidade, o mais ideal é tentar evitar o uso desse setup de iluminação sem vida, ok?
–3°: Expressão:
Por fim, mas, nenhum pouco menos importante: a tradicional expressão. Segundo a teoria, a principal essência de um retrato sempre é a expressão da pessoa que está sendo fotografada. Seja essa uma expressão de tristeza, felicidade, amor ou delicadeza, o que realmente importa é que aquele retrato consiga transmitir uma emoção para aqueles que estão vendo.
Mas, vamos admitir, todo mundo acaba ficando com uma cara de “nada nas fotos 3×4, não é mesmo? O que muitos não sabem é que a solução para esse tipo de problema é bem simples, DIREÇÃO.
Os retratos sempre tendem ficar mais bonitos quando conseguimos deixar a pessoa fotografada bem mais à vontade através da realização de expressões mais genuínas. Sendo assim, aposte nessa ideia.
Viu como as fotos 3×4 podem nos ensinar muitas coisas? Agora, coloque todas as dicas mencionas acima em prática e tenha um resultado incrível com suas imagens.
Clique aqui e confira muitos outros assuntos sobre fotografia…