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Existe um mix de sentimentos que unem euforia, alegria, ansiedade, animação e muitos outros para ver as produções clicadas e escolher as fotos.
Neste artigo vamos te explicar o passo a passo que você deve fazer para proporcionar a melhor experiência para o seu cliente e permitir ele a escolher suas fotos online.
Siga a leitura e aprenda!
1. Salve os arquivos e faça backup
Isso pode parecer óbvio, mas ele precisa ser dito.
No fim de toda seção de fotografia você deve descarregar o cartão de memória da máquina e salvar uma cópia do material num lugar seguro.
O ideal é que esse backup seja feito num sistema de gestão para fotógrafos, pois assim você consegue acessar os arquivos em qualquer lugar.
2. Separe as fotos por categoria
Esse é o momento de você olhar foto por foto e categorizá-las.
Por exemplo, num álbum de casamento, você pode separar as fotos da decoração, só da noiva, do altar, da festa, etc.
Isso, além de permitir que o cliente visualize as fotos por blocos nichados, também permite que você vá excluindo as imagens repetidas.
3. Escolher as fotos mais adequadas
Essa talvez seja a hora mais difícil, como encontrar as melhores fotos?
Uma dica que podemos dar é utilizar a função “rate” da própria câmera. Ela permite que você adicione estrelas em cada foto tirada.
O melhor é que o Lightroom reconhece essa qualificação e elas já servem como prévia para enviar para o cliente. O ideal é enviar as fotos o mais rápido possível, pois o cliente fica ansioso para escolher as fotos.
4. Fazer um tratamento inicial
Nunca envie as fotos “cruas”, talvez existem pontos para correção que podem ser ajustados rapidamente.
O ideal é fazer um tratamento prévio no Lightroom para enviar as produções de maneira mais apresentável.
Ter presets genéricos pode ser um coringa nesse momento.
O preset é um conjunto de edições pré configuradas de são aplicadas a cada foto de maneira uniforme.
Isso permite que o fotógrafo fique mais produtivo e desse modo o processo de escolher as fotos online fica muito mais dinâmico para o cliente.
Quer uma dica bônus? A Picsize um material gratuito com os presets dos maiores fotógrafos do mercado para você usar.
O melhor de tudo é que são gratuitos e você pode fazer o download clicando aqui.
5. Enviar uma prévia para o cliente
Chegou o tão esperado momento de enviar as fotos para o cliente para que ele escolha, qual a melhor maneira de fazer isso?
Utilizando a Picsize! Com ela você consegue enviar todas as fotos de maneira online. É só copiar o link da galeria e enviar pelo WhatsApp mesmo.
Quando o cliente receber esse link, ele verá todas as fotos selecionadas por você, poderá selecionar as que deseja e/ou comentar algumas sugestões de edição.
Outro fator importante para ficar atento é acrescentar marca d’água em todas as fotos, pois alguns clientes podem agir de má fé, fazer o download de toda produção e compartilhar sem pagar e sem dar os créditos.
A Picsize também tem um recurso anti-cópia que assegura os profissionais de não terem seus trabalhos pirateados ou desvalorizados.
Todas essas funcionalidades proporcionam mais agilidade e segurança tanto para o profissional, quanto para o cliente.
A dica aqui é, de preferência, que as prévias sejam enviadas no mesmo dia da sessão ou no máximo no dia seguinte.
Foto adicional
Em muitas ocasiões os clientes acabam gostando tanto das peças que desejam exceder o número de fotos contratadas.
Esse momento era bem complicado pois essa escolha era dolorosa para os dois lados, cliente e fotógrafo.
Com o sistema de gestão para fotógrafos da Picsize essa tarefa ficou muito mais fácil pois o cliente pode comprar as fotos adicionais de maneira bem simples.
O profissional configura um valor por foto e no fim da seleção o próprio sistema diz se excedeu o limite e apresenta o valor a ser pago.
6. Tratar as fotos que o cliente selecionou
Pronto, depois que o cliente escolher as fotos é hora de ir para finalização das peças.
Esse é o momento de muita atenção e é onde a magia acontece. Novas cores surgem, a iluminação aumenta e os erros na imagem somem.
Como o Lightroom é um dos softwares mais usados pelos profissionais de fotografia, a Picsize tem uma integração direta com a plataforma.
Isso faz com que as exportação das peças sejam encaminhadas diretamente para o sistema online.
Além de aumentar a produtividade, também dá mais agilidade para o fotógrafo que precisará de poucos cliques para enviar as obras finalizadas.
7. Envie as fotos em alta resolução
Depois de todo esse trabalho você não vai enviar fotos com baixa qualidade só para economizar espaço né?
O ideal é que você compartilhe todas as fotos finalizadas em alta resolução, assim o cliente receberá tudo com uma qualidade excepcional.
Dicas bônus do mestre Américo Sperandio
O Américo é um fotógrafo com especialidade em casamentos e bateu um papo com a Carol aqui da Picsize sobre seu fluxo de trabalho.
Ele trabalha nas cidades de São Paulo (capital), Sorocaba, Itú, São Roque, Salto dentre várias outras cidades da região e do Brasil.
Este especialista em fotografia tem mais de 90 mil seguidores no Instagram que, além de compartilhar seu trabalho, também dá dicas de como outros fotógrafos podem se especializar num determinado nicho, serem mais produtivos, etc.
Veja a live completa a seguir:
Agora que você já sabe como seu cliente pode escolher as fotos online utilizando alguns recursos da Picsize, que tal conhecer um pouco mais da plataforma?
Além dos recursos citados aqui você também pode criar seu site de fotografia e melhorar a forma como apresenta seu trabalho.
Seus clientes também terão a oportunidade de entrar em contato contigo com mais facilidade. Clique aqui, conheça a Picsize e faça seu teste gratuito agora mesmo!