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No inicio da carreira não é nada fácil atrair clientes. Por isso, nos vamos te ensinar como conseguir clientes na fotografia através de gatilhos mentais.
Os clientes não vão simplesmente ir atrás de você porque se tornou um fotógrafo.
É necessário mostrar para as pessoas que você existe e é capaz de fazer excelentes fotos.
Existem várias técnicas e práticas que podem te ajudar a conseguir clientes na fotografia e fazer o sucesso tão esperado.
Uma delas são os gatilhos mentais. Mexer com a mente das pessoas pode fazer com que elas queiram contratar seu serviço.
Como os gatilhos mentais podem te ajudar a conseguir clientes na fotografia?
Bom, os gatilhos mentais são diretrizes adotadas pelo nosso cérebro para não precisar ter um trabalho de reflexão em toda tomada de decisão que tivermos que fazer.
Tem decisões no decorrer do nosso dia que são bem simples e não demandam muita energia do nosso cérebro.
Porém, outras precisam de um grande esforço metal, pois são mais complexas.
Imagina se o cérebro tivesse que fazer uma analise minuciosa de cada aspecto em toda decisão simples e complexa que você tenha que fazer.
O cansaço mental dele seria enorme e atrapalharia demais nossas vidas.
É nessa hora que há a ação dos gatilhos mentais.
O nosso sistema nervoso tem um mecanismo de filtragem que é usado para validar as nossas escolhas e esse mecanismo vai agir de forma inconsciente.
Todas as nossas decisões primeiramente são tomadas no inconsciente e apenas depois vão para a consciência, geralmente usando uma justificativa racional.
O ato de escolher pode ser dividido em três partes. Primeiro seu cérebro escolhe o que você vai fazer. Em segundo, a decisão tomada vai para sua consciência.
Isso traz a sensação de que a decisão que você está tomando está sendo feita de forma racional.
Por último, você age da forma que a decisão foi tomada.
Pode parecer estranho, mas na verdade o nosso cérebro toma e executa várias decisões sem informar a nossa consciência.
Os gatilhos mentais vão fazer com que o cérebro do seu cliente tome decisões com o inconsciente.
Ao aplicar os gatilhos mentais da maneira correta você será capaz de engajar pessoas, fazendo com que elas ajam, e com isso irá conseguir clientes na fotografia.
Quais os gatilhos mentais podem ser usados para conseguir clientes na fotografia?
Como vimos, os gatilhos mentais podem ser usados para atrair clientes. Mas como saber quando e qual gatilho usar para isso?
Fique tranquilo, nós vamos te ensinar quais são os ideais e como eles irão agir.
Reciprocidade
A reciprocidade é considerada o gatilho mais nobre.
Você deve fazer com que a pessoa seja grata a você por alguma coisa, pode ser por uma ajuda que você deu a ela ou pode ser um serviço que você deu de brinde.
Quando as pessoas são gratas a algo que você fez, elas ficam com a sensação que estão te devendo um favor e acreditam que precisará retribuir de alguma maneira.
Com isso, elas tendem a contratar o seu serviço novamente como forma de agradecimento.
Dica: Ao postar uma foto no seu site ou rede social feita em algum serviço seu, procure indicar também outros profissionais que ajudaram na composição da foto.Em uma foto de casamento, indique quem fez o vestido da noiva, o cabelo e maquiagem, o local da festa, a decoração e outras coisas que compõem a foto.
Além de fazer você conseguir clientes na fotografia, ter a reciprocidade no seu negócio te dará a sensação de ser útil por ter ajudado as pessoas.
Prova social
A opinião das pessoas tem grande influencia nas nossas decisões. Como dizia Jean-Paul Sartre:
“O outro é nosso melhor espelho”.
Muitas atitudes que tomamos se baseiam no que as outras pessoas dizem.
Se você tiver que escolher entre um fotógrafo que em seu site só tem comentário positivo e outro que tenha algumas críticas, qual você escolheria?
As pessoas não querem se decepcionar, por isso escolhem sempre aqueles que agradam mais pessoas.
Por isso, ter uma página onde as pessoas dão a opinião sobre seu trabalho te ajudará a conseguir clientes na fotografia.
Esse gatilho dará mais credibilidade ao seu negócio.
Procure postar foto dos seus clientes felizes, eles provavelmente vão comentar agradecendo o seu trabalho e dedicação.
Mas tome cuidado, se você receber muitos comentários ou críticas negativas, isso vão fazer com que esse gatilho não funcione e tenha ação inversa, fazendo com que as pessoas não queiram te contratar.
Novidade
As pessoas adoram tudo que é novo.
Quando elas são expostas a novidades, há a liberação de dopamina, que é responsável pela sensação de prazer no corpo.
A novidade nos tira da zona de conforto e faz com que sentimos motivados a buscar pela recompensa associada a ela.
As pessoas adoram ver fotos inovadoras, ensaios, locais, poses, temas, tudo diferente.
Ao ver algo que nunca viu antes, os possíveis clientes irão querer fazer igual, por acharem interessante, bonito ou divertido.
Por isso, pense sempre em usar a criatividade, buscar coisas novas, conceitos novos, faça cursos que irão te dar uma base e mantenha-se sempre atualizado de tudo, para que consiga dar um passo na frente de outros profissionais.
Além de conseguir clientes na fotografia, você não corre o risco de ficar para traz no mercado de trabalho.
Seja a resposta de todas as perguntas
Seja aquele profissional que será lembrando quando alguém quiser esse tipo de serviço.
Você precisa aparecer como a melhor opção para o que as pessoas querem, só assim irá conseguir clientes na fotografia.
Estes são só alguns dos diversos gatilhos mentais que existem. Se você gostou e quer conhecer mais gatilhos e como usá-los, comente abaixo!