Tempo de leitura: 9 minutos
Um dos grandes desafios de um fotógrafo é saber como atrair clientes na fotografia.
Isso porque, além do segmento de fotografia ser extremamente concorrido, os próprios consumidores se tornaram mais exigentes com o passar do tempo, principalmente com o surgimento das novas ferramentas da Era Digital.
Por conta disso, se você deseja se manter competitivo perante o mercado, é essencial investir em técnicas e plataformas que realmente possam gerar bons resultados para o seu negócio.
Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas que com certeza irão ampliar seus horizontes e fomentar o seu negócio.
Lembre-se, como fotógrafo é preciso criatividade em tudo, inclusive na hora de divulgar o seu trabalho. Ao terminar de ler o artigo não esqueça de deixar o seu comentário sobre o conteúdo!
Mas afinal, como inovar no ramo da fotografia?
Segundo a definição do site Oxford Languages apresentado no Google, o conceito de inovação é “aquilo que é novo, coisa nova, novidade”.
Muitas pessoas acreditam que para ser inovador num segmento é necessário “reinventar a roda” e fazer aquilo que ninguém nunca pensou em fazer. No entanto essa aura que foi construída sobre essa palavra não é totalmente verdadeira.
Para que você seja inovador, principalmente para nas horas em que precisa entender mais sobre como atrair cliente na fotografia, é necessário compreender o que seu cliente precisa e construir soluções simples que geram um resultado satisfatório para ele.
Em suma, a inovação vem da simplicidade em que conseguimos resolver determinadas situações.
No ramo da fotografia quem possui a habilidade de unir seus conhecimentos técnicas como fotógrafo profissional com a criatividade tem a faca e o queijo na mão para construir grandes produções.
Uma ideia para ajudar nesse processo criativo é o consumo de conteúdo de obras de grandes fotógrafos que marcaram a história.
Quando saímos de nossa bolha de conhecimento e exploramos novos campos, damos espaço para o aumento do nosso repertório e por isso as chances de sermos criativos é muito maior.
Além disso, tenha coragem para ousar ser diferente. Esse é o medo de muitos fotógrafos que querem trazer inovação para seu trabalho mas tem o receio das pessoas não gostarem das suas ideias.
7 formas para você aprender como atrair clientes na fotografia
Segundo a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Domicílios 2015, mais de 70% da de todas as classes possuem acesso a internet.
Grande parte desses acessos é feito por consumidores que estão em busca de informações sobre marcas, produtos, serviços e profissionais, assim como se relacionar por meio de aplicativos como WhatsApp, Skype ou chat do Facebook.
Por conta disso, é essencial que você tenha uma presença sólida na internet. Tenha em mente que a rede se tornou o principal meio de comunicação e divulgação atualmente.
1. Ter uma boa proposta comercial
Umas das primeiras coisas que você precisa saber para entender como atrair clientes na fotografia é saber elaborar uma boa proposta comercial.
Será por meio da proposta que o cliente irá deliberar a respeito do seu trabalho e se ele vai te contratar ou não. Essa etapa é importante e decisória, por isso é importante fazê-lo com cuidado.
Para isso você pode aproveitar algumas dicas:
- Entenda o que seu cliente realmente quer;
- Primeiro apresente seu trabalho, metodologia e técnicas para depois falar sobre os valores;
- Utilize um template pré configurado (DICA: A picsize tem um modelo de proposta feito especialmente para você, clique aqui e faça o download gratuito);
- No fim da apresentação, deixe que seu cliente fale o que pensou e construa argumentos sólidos e convincentes para as objeções dele;
- Utilize gatilhos mentais.
2. Elabore um plano de marketing digital atraente
Para construir um plano de marketing digital é preciso sentar e colocar no papel exatamente o passo a passo que você seguirá.
Esse tipo de planejamento tem que conter desde as informações básicas sobre o seu público-alvo (idade, sexo, região e etc.) até o método de abordagem que será usado.
Além disso, é essencial que você estabeleça objetivos dentro desse plano. Dessa maneira, é possível desenvolver ações com focos específicos.
Contudo, lembre-se que esse planejamento não é uma coisa estática, ele precisa ser atualizado constantemente conforme os dados que você for obtendo.
Dessa maneira, com certeza você conseguirá atrair clientes na fotografia de maneira mais eficaz, e, ainda por cima, fortalecer a sua imagem como fotógrafo perante a internet.
3. Invista em anúncios de fotografia
Os anúncios de fotografia também são elementos essenciais quando o assunto é como atrair clientes na fotografia.
Isso porque, é por meio deles que você conseguirá chamar a atenção de usuários para o seu negócio.
Atualmente, é possível fazer esse tipo de campanha de várias maneiras, mas, a mais usada é a plataforma Google Adwords.
Além de oferecer um layout intuitivo, a ferramenta vincula anúncios no principal motor de busca usado atualmente, bem como nos parceiros dele.
Logo, é possível ter um alcance maior e com um foco específico, pois, suas campanhas aparecerão conforme as pesquisas feitas pelos usuários.
Criar anúncios é um passo essencial para atrair clientes.
Entretanto, é muito importante que você também faça um monitoramento dos dados gerados por esse tipo de abordagem.
Dessa maneira, é possível adaptar a sua abordagem conforme as demandas do público.
4. Utilize as redes sociais a seu favor
Segundo dados apresentados no blog E-commerce Brasil, nosso país ocupa a 4° posição ranking do número de usuários de redes sociais. Ainda segundo o site, a expectativa é que o número usuários de redes sociais cresça em mais de 20% no Brasil até final de 2023.
Para se ter ideia, mais de 85 milhões de internautas acessam o Facebook mensalmente. Contudo, essas plataformas não são utilizadas apenas para o lazer.
Atualmente, elas são extremamente usadas por consumidores para obter mais informações sobre marcas, profissionais, produtos e serviços.
Por conta disso, é muito importante que você tenha perfis nas principais redes sociais usadas atualmente, tais como: Facebook, Twitter e Instagram.
Mais do que isso, é preciso alimentar essas páginas com conteúdo que sejam atrativos para seus seguidores.
Dessa maneira, além de atrair clientes, você também conseguirá fortalecer sua imagem perante os internautas, ampliando, assim, a divulgação do seu negócio.
5. Faça Parcerias com empresas do seu segmento
Para quem trabalha com fotografia sabe que ele não pode executar seu trabalho de maneira totalmente autônoma.
Uma fotografia profissional requer a presença de outras pessoas nos bastidores para que os cliques sejam os mais lindos possíveis.
Sendo assim, busque se aproximar de parceiros que podem trazer mais clientes para uma sessão de fotos.
Por exemplo, se o seu nicho é a fotografia de produtos para e-commerce, você pode fazer parcerias com agências de publicidade que atuam nessa área.
No caso da fotografia para casamento você pode conversar com os fornecedores de flores, organizadores, espaços que vendem vestidos de noiva e os profissionais de beleza.
Buscar estreitar essas parcerias é mais uma forma explorar mais um forma de como atrair cliente na fotografia.
6. Use ferramentas tecnológicas
Que tal criar um aplicativo exclusivo para o seu negócio?
Atualmente, com o avanço das novas tecnologias, isso é possível com apenas alguns cliques.
Isso porque, o acesso a ferramentas tecnológicas se tornou mais fácil, mesmo para pessoas que não tenham vasto conhecimento no assunto.
Por conta disso, para saber como atrair clientes na fotografia é essencial começar a usar as plataformas e programas próprios para fotógrafos.
Lembre-se, você está lidando com uma nova geração de consumidores, mais dinâmica e exigente, logo, é muito importante acompanhar o ritmo desses clientes que vivem 24 horas conectados.
7. Crie um blog
Dados apresentados no blog Eco mostrou que o Google processa cerca de 40 mil pesquisas a cada segundo, em média.
Esse é um grande indício de que as pessoas possuem muitas dúvidas e você pode responder algumas delas criando texto densos e bem construídos em um blog de fotografia.
Se você não tiver tempo de fazer a manutenção desse tipo de página, outras alternativas é a contratação de uma agência de marketing digital ou um produtor de conteúdo para te auxiliar neste processo.
BÔNUS – Crie um site responsivo e atraente
Um site é a primeira coisa que você precisa ter para atrair clientes na fotografia.
Isso porque, ele servirá como uma vitrine para seus trabalhos.
Contudo, é muito importante que, além de atraente, ele seja responsivo. Isso quer dizer que ele pode se adaptar a qualquer dispositivo com acesso a internet.
Ainda segundo a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Domicílios 2019, cerca de 99% dos internautas acessam a rede por meio de smartphones.
Por conta disso, é essencial que o seu site se adapte tanto ao computador, como, também, aos dispositivos móveis.
Lembre-se, essa plataforma é o seu principal meio de divulgação profissional.
Logo, ele precisa conter o maior número de informações possíveis sobre o seu trabalho, como, por exemplo, books realizados, dados sobre você, meios de contato, valores e orçamentos e etc.
A Picsize possui um construtor de sites rápido, fácil de utilizar e feito com tudo que um fotógrafo precisa para saber como atrair clientes na fotografia.
Aproveite e faça um teste gratuito em nossa plataforma e conheça todos os detalhes!
Link permanente
Vou começar praticar as dicas…
Verificado em Terço Para Noivas De Cristal
, São Paulo – SP