Tempo de leitura: 6 minutos
As redes sociais para fotógrafos são os responsáveis por impulsionar o trabalho do profissional e contribuir para que ele alcance mais pessoas.
Existem diferentes canais sociais que você pode utilizar e cada uma delas possuem características únicas.
Assim você precisa entender melhor sobre elas para criar as melhores estratégias.
Neste artigo vamos explicar mais sobre as principais redes sociais utilizadas entre os brasileiros e como você pode utilizá-las para compartilhar o seu trabalho.
Siga a leitura!
Em quais redes sociais eu devo estar?
A resposta para essa pergunta é simples: nas redes sociais onde seus potenciais clientes estão.
Por mais que as redes sociais para fotógrafos não sejam os melhores canais para atrair clientes, eles possuem um papel importante para alcançar novas pessoas e conectar sua marca com cada seguidor.
O brasileiro gosta de uma rede social. Segundo uma pesquisa apresentada pela revista online Negócios, o Brasil ocupa o 2° lugar no quesito tempo nas redes sociais perdendo apenas para Filipinas.
Portanto, seja qual for a rede social que você decidir ter presença, com certeza terá uma grande audiência para se explorar, por isso você precisa criar materiais de valor.
A seguir vamos falar mais sobre as principais redes sociais utilizadas no Brasil e porque você deveria estar presente nelas.
O queridinho do momento é uma das redes sociais ideias para fotógrafos e por isso sua presença lá é obrigatória.
Por ser uma mídia totalmente visual, o Instagram fornece as principais ferramentas para que o fotógrafos possam mostrar o seu trabalho.
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, um like nunca foi tão disputado entre os profissionais do ramo.
Com tanta concorrência, se diferenciar acaba sendo a melhor saída.
Embora seus tempos de glória já tenham passado, o Facebook segue firme na liderança de usuários ativos mensais com mais de 2,5 bilhões de acessos.
No Brasil, a rede social conta com perfis de pessoas mais maduras e experientes. A maioria delas entraram na plataforma de maneira tardia.
Por isso, se o seu nicho são pessoas com mais de 30 anos, com certeza essa rede social vai te proporcionar ótimos resultados.
Youtube
Essa aqui é para aqueles que gostam de gravar vídeos. O 2° maior instrumento de pesquisa do mundo é o Youtube, perdendo apenas para o Google.
Ou seja, criando conteúdo num canal da rede social você terá grandes chances de ser encontrado por muitas pessoas interessadas no seu trabalho.
Ao contrário do que muitos pensam, fazer vídeos está se tornando algo muito simples, o que vai te fazer ter sucesso nessa rede social será a qualidade do conteúdo que você compartilhar.
Muitas pessoas utilizam a ferramenta para buscar referências e se inspirar.
Com mais de 400 milhões de usuários ativos mensais, o Pinterest é, sem dúvidas, a rede social preferida para os criadores de conteúdo.
Isso por que a plataforma permite que as pessoas alcancem um grande número de pessoas interessadas em seu trabalho.
Ali seu destaque precisa ser fotos muito bem elaboradas e editadas para chamar a atenção.
TikTok
A recém chegada no meio das principais redes sociais para fotógrafos, o TikTok teve um crescimento incrível nos últimos anos.
Lá você consegue fazer vídeos rápidos e chamativos.
No estágio que esse canal ainda está, ganhar visibilidade não é tão difícil quanto nas outras redes sociais.
Você precisa apenas ter um conteúdo engraçado ou muito educativo e postar com frequência.
Ao contrário do Facebook, no TikTok você vai encontrar um perfil e público mais jovem e descontraído.
Estratégias para se adotar nas redes sociais para fotógrafos
Agora que você já entende um pouco mais sobre o funcionamento e as características de cada rede social chegou o momento de mostrar algumas estratégias que você pode utilizar em cada canal e sugerir alguns profissionais que fazem um belíssimo trabalho em cada uma delas.
Continue lendo para descobrir.
Estratégias para fotógrafos no TikTok
Começando de trás para a frente, uma das melhores estratégias para ter sucesso no TikTok com certeza é aproveitar as threads que estão rolando no momento.
Uma dancinha que viralizou, um áudio que está bombando ou até mesmo uma música que todo mundo está usando, aproveite os momentos.
O segredo é adaptar esses materiais para o sua realidade como fotógrafo e seu nicho de trabalho.
Conheça alguns perfis para se inspirar:
Estratégias para fotógrafos no Pinterest
A rede social é uma das mais disputada no quesito foto criativa. As pessoas navegam nele normalmente para buscar inspirações, por isso elas buscam algo original.
Nesta rede social, dedique-se a trazer algo diferente que só seu mercado está fazendo para ter mais chances de aumentar seu alcance.
Veja alguns perfis para se inspirar:
Estratégias para fotógrafos no Youtube
Para se destacar aqui você precisa saber sobre SEO para vídeos, ser criativo e postar com frequência.
Alguns perfis que podem te inspirar são:
Estratégias para fotógrafos no Facebook
As famigeradas páginas no Facebook tiveram momentos onde o alcance orgânico era enorme.
No entanto, com o tempo essa alcance foi diminuindo e agora se você quiser chamar a atenção nesta rede social terá que desembolsar uma grana em anúncios.
A seguir listamos alguns perfis que são um sucesso no Facebook para você acompanhar:
Estratégias para fotógrafos no Instagram
Como dissemos, essa rede social é uma que você precisa marcar presença obrigatória.
Isso porque, além de ser uma rede social super em alta, é também a que tem os melhores recursos para os profissionais de fotografia.
Nela vale mais a criação de um conteúdo autoral do que fotos padrão. Além disso é interessante explorar seus recursos como reels, stories, lives e IGTV da melhor maneira possível.
Veja alguns perfis e se inspire:
Gostou de saber mais sobre as redes sociais para fotógrafos? Aproveite para conhecer nosso curso gratuito de Instagram para fotógrafos.