Tempo de leitura: 7 minutos
Todos nós sabemos como é chato acessar um site que você está muito interessado, pelo seu Smartphone e ele não ter versão mobile. Hoje vamos te mostrar a importância e o que é um site responsivo conhecido também como layout responsivo.
Acessar um site na correria do dia-a-dia, esperando possuir informações que você está procurando há muito tempo, e quando ele carregar não é compatível com a tela do celular, é muito frustrante. Você sabe por que isso acontece?
Algumas empresas se preocupam muito em investis em plataformas digitais compatíveis apenas com computadores, mas se esquecem que atualmente os Smartphones estão dominando o mundo digital e a maior quantidade de pesquisa é feita através dele.
Para uma empresa é muito importante possui esse layout responsivo. Você pode perder acessos e a chance de um usuário se interessar por outros links disponíveis no seu site. Seu conteúdo passa a ser inútil quando você não consegue disponibilizá-lo na versão mobile.
Hoje vamos te mostrar o que é exatamente um site responsivo e a importância dele para um site de qualquer serviço ou empresa. Vale a pena fazer esse investimento se você deseja ter reconhecimento do seu site.
O que é um site responsivo?
Ter um site responsivo não é apenas possuir um site compatível com um Smartphone. Assim como qualquer estratégia de marketing, essa também precisa ser muito bem planejada.
Um layout responsivo, muda sua aparência de acordo com o tamanho da tela do dispositivo do usuário, mas mais do que isso ele reorganiza os elementos e links do site para que as coisas mais importantes sempre apareçam em primeiro lugar.
Sem esse layout, é muito comum que o usuário desista de acessar o seu site após precisar dar zooms e arrastar seu dedo pela tela para conseguir acessar e ler uma notícia por exemplo.
Para os sites de fotógrafos, o site responsivo tem extrema importância. Se o layout não é adequado para smartphones, quando acessadas por eles, as imagens do seu portfólio pode acabar sendo distorcidas, pois não estão no tamanho adequado para esse dispositivo e isso abaixa a qualidade do seu serviço.
Quando você contrata empresas para cuidarem do seu site, criarem sua marca e até rankearem seu site nos Google, você está contratando serviços de Marketing Digital e nem sempre os serviços de site responsivo são cobrados a mais.
Dependendo da empresa que você contratar esse preço pode ser cobrado e até por um preço injusto, mas a maioria dos profissionais já inclui esse serviço quando se responsabilizam por cuidar de todo o seu site e das suas publicações.
Atualmente, a compatibilidade de um site com os dispositivos móveis tem grande influencia na classificação do seu site nas buscas do Google. Isso porque já é fundamental possuir um site responsivo para a comodidade do usuário e para o próprio bem do seu negócio.
Para conseguir boas colocações nos mecanismos de busca, são essenciais algumas coisas que deixam o usuário mais a vontade em usar as ferramentas. Além do site responsivo, a velocidade e o conteúdo do site também contam muito para a sua classificação.
Então, invista sempre em adaptações do seu site com todos os dispositivos móveis ou não. Se você pretende aumentar seus números de venda ou de mensuração, o site responsivo é um dos responsáveis.
Conheça algumas funcionalidades de um site responsivo:
- Notícias
- Menus de conteúdos
- Galerias de imagem
- Área de download
- Gestão de banner
Para um fotógrafo, não há nada pior do que ver seu trabalho sendo totalmente distorcido pela qualidade do dispositivo ou pela falta de um bom layout. Não deixe isso acontecer com você. Suas fotos devem estar sempre lindas e visíveis para qualquer um, em qualquer dispositivo.
Clique aqui e confira agora mesmo tudo o que a PICSIZE tem a lhe oferecer
A medida que um consumidor consegue acessar seu site em casa, no trabalho, na faculdade ou em um restaurante, a chance de você chamá-lo para comprar ou adquirir o seu produto ou serviço é ainda maior. Ele vai se interessar pela sua preocupação com o cliente.
A experiência positiva que um consumidor tem do seu site é sempre a primeira. Se ele teve uma decepção no primeiro acesso do seu site, seja o layout errado ou o carregamento muito devagar, a chance dele acessar sua página novamente é mínima.
Vantagens de ter um site responsivo
O uso dos Smartphones para acessar as lojas virtuais e sites comuns, aumentou em 200% no Brasil em um ano. O reconhecimento de mercado é algo que deve ser feito e esse número precisa ser levado em consideração de você pretende aumentar seus negócios.
Apesar disso, o responsável por levar esses números e dados em consideração sempre será o seu profissional de Marketing Digital. Ele deve saber o que é melhor para você e o que as estratégias de SEO exigem para que o seu site seja cada vez mais bem colocado no Google.
Após essa pesquisa, o Google demonstrou preocupação com os sites e inclui o layout responsivo em umas das regras para SEO. Lembrando que essas regras não precisam ser seguidas a risca, porém são um caminho para você chegar nas 10 primeiras pesquisas.
Vemos que as marcas que investem em todas as ferramentas viáveis para o seu negócio e que a internet disponibiliza, tem muito mais chance de conquistar um cliente ou de vender um serviço.
Não tenha medo em investir em Marketing digital. A promessa de resultados tem que sair da boca do profissional que você contratou, então sempre opte por alguém conceituado que sabe exatamente como executar essas tarefas. Conheça algumas vantagens do site responsivo:
- Melhores posições no Google: como já foi falado, as estratégias de SEO pedem para que os sites criem um layout responsivo
- Número de acessos ainda maior: os acesso via smartphone estão a cada dia aumentando e isso se dá pela correria do dia-a-dia. Nem sempre temos um computador por perto para fazer nossas pesquisas
- Aparecem nas buscas mobile: quando você acessa o Google pelo seu smartphone, os sites responsivos aparecem em primeiro lugar para você
- Carregam mais rápido: quando tentamos acessar um site que não possui layout responsivo, é muito mais difícil que as páginas carreguem.
- Adapta a novos dispositivos: se o mercado da tecnologia está em constante mudança, o layout responsivo já foi criado para se adaptar a qualquer dispositivo que lançar no mercado.
- Sempre a frente do concorrente: se o seu concorrente só se preocupa em disponibilizar o portfólio, saiba que você pode fazer mais. Invista em todas as possibilidades que o marketing digital oferece.
- Gestão facilitada: com esse layout, todas as atualizações feitas no site serão passadas para outras plataformas da mesma maneira.
- Acessível em todos os navegadores
Se você ainda está em dúvida se deve investir nesse layout, pense antes de contratar o seu profissional de marketing. O valor e a qualidade dependem do serviço e desempenho que ele terá com o seu site.
Ter um site responsivo é sinônimo de mensuração alta. Sabemos que grande parte da população tira todas as suas dúvidas através de smartphones e você não pode ser o último a pensar nessas estratégias. Saia sempre a frente do seu concorrente.