Parcerias na fotografia: veja como fazer essa estratégia com sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você deseja crescer o seu negócio sabe que buscar parcerias na fotografia é uma ação primordial para que outros trabalhos apareçam com mais frequência.

Além de construir novos relacionamentos, buscar parceiros no ramo da fotografia contribui para que outras pessoas conheçam seu trabalho e você não fique dependente apenas de estratégias de marketing digital ou panfletagem. 

Quer saber como criar uma estratégia de prospecção para aumentar seu networking e consequentemente mais trabalhos pra você? Acompanhe a leitura e descubra!

Porque fazer parcerias para atrair mais clientes na fotografia?

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”.

Com certeza você já deve ter lido ou escutado a famosa frase de Clarice Lispector em algum lugar e ela se encaixa como uma luva no contexto da fotografia. 

Geralmente os profissionais de fotografia atuam com uma equipe bem enxuta e devido a isso seu leque de conexão acaba sendo pequeno.

Esse é um dos motivos que limitam o potencial de expansão do seu negócio e faz com ele cresça num ritmo um pouco mais lento do que poderia. 

A grande vantagem do fotógrafo profissional é a atuação conjunta com especialistas de outras áreas como maquiadores, cabeleireiros, estilistas e até mesmo arquitetos. 

Esse contato com representantes de outros nichos pode ser extremamente rico e aumenta as chances do marketing boca a boca gerar ainda mais resultados. 

Para você ter noção, cerca de 77% dos consumidores se sentem motivados a adquirir um novo produto ou serviço para comprar depois que recebem uma indicação boca a boca, segundo dados apresentados no blog da BuzzLead

Agora pense quantos profissionais de outras áreas poderiam indicar seus serviços? O resultado certamente seria bem interessante.

Como fazer uma parceria de fotografia?

Não existem segredos para criar novos relacionamentos, tudo é baseado numa boa conversa e discussão de termos que sejam atraentes para os dois lados, no entanto, existem alguns processos que facilitam o início dessa conversa na busca de parcerias na fotografia. 

Veja a seguir!

Passo 1: Selecione o perfil dos seus parceiros

Muitos fotógrafos atuam em nichos específicos e podem aproveitar muito disso, afinal, se você conhece o seu ramo terá mais facilidade de escolher os potenciais parceiros

Isso facilita no momento da abordagem e melhora a construção da proposta.

Um bom exemplo são os fotógrafos que trabalham fazendo fotos de casamento.

Para que esse tipo de evento aconteça é necessário a contratação de diversos profissionais como:

  • Profissionais da área da beleza (cabeleireiros, massagistas…);
  • Profissionais da área da moda (estilistas, costureiras…);
  • Profissionais da área gourmet; 
  • Donos de salões de festas; 
  • Cerimoniais;
  • Outros. 

Todas essas pessoas são ótimos candidatos para fazer parcerias na fotografia.

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Passo 2: Faça uma lista com as informações de contato de cada parceiro

Agora que você já sabe quem abordar, faça uma breve pesquisa sobre cada um deles e anote tudo que encontrar. 

Esse estudo vai permitir que você consiga ter uma abordagem mais íntima no momento da realização da proposta e consequentemente melhorar a porcentagem de aceite.

Monte uma planilha de parceiras na fotografia com as seguintes informações: 

  • Nome da empresa; 
  • Nome do responsável (dono, gerente, supervisor…);
  • Site da empresa; 
  • Redes sociais da empresa (principalmente Instagram);
  • Informações de contato (telefone, email…);
  • Data do primeiro contato; 
  • Feedback do primeiro contato; 
  • Data do último contato; 
  • Status da negociação. 

Registrar essas informações também vai mostrar em quais áreas você está obtendo mais sucesso e quais está sendo mais difícil fechar parcerias.

Passo 3: Elabore a mensagem que irá enviar

Depois de conhecer seu parceiro profundamente é hora de partir para ação e entrar em contato. 

Mas não faça isso de qualquer maneira, o ideal é que você tenha um script ou um roteiro com um texto pré-definido para falar (no caso de contato por ligação) ou escrever (no caso de contato por e-mail ou WhatsApp).

Uma dica importantíssima para aumentar as taxas de sucesso na negociação é transparecer autoridade sem ser rude ou egocêntrico

Fale de uma forma segura e mostre que você tem habilidades suficientes para suprir as necessidades dos clientes de seus potenciais parceiros com perfeição. 

Elaboramos um texto que pode te ajudar no momento de enviar a mensagem para suas potenciais parcerias na fotografia. 

Mensagem para primeiro contato

Oi [NOME DO CONTATO], tudo bem? 

Eu sou [SEU NOME], fotógrafo especialista em [SEU NICHO] e fazendo algumas buscas de fornecedores para essa área eu encontrei a sua empresa. Acredito que nossos serviços possuem uma ótima sintonia e gostaria de fazer uma proposta de parceria.

Eu já trabalho como fotógrafo profissional a  X anos e já fotografei X eventos de diferentes tipos: ao ar livre, em salões de festas e até mesmo lugares paradisíacos (você pode listar os lugares onde os eventos são feitos com mais recorrência). 

Eu percebi que você tem uma forte presença no ramo X e já atendeu uma cartela de clientes muito parecida com a minha, desse modo acho que nossa parceria pode ser um sucesso. 

Você pode conhecer o trabalho através do meu site (adicionar link do seu portfólio online) e também pelas minhas redes sociais (listar redes sociais). Gostaria de bater um papo rápido pra gente discutir os termos dessa parceria, que tal [ADICIONAR DATA, HORÁRIO E UM MEIO DE CONTATO PARA VOCÊS CONVERSAREM]?

Aguardo seu retorno. 

Grande abraço!

Dicas para ter sucesso em suas parcerias na fotografia

Se você seguiu os três passos mencionados acima com certeza terá uma boa chance de sucesso nas suas abordagens, mas temos mais algumas dicas para impulsionar seus resultados: 

  • Não exija muito do seu parceiro: lembre-se que foi você quem entrou em contato e propôs a parceria, por isso seja cauteloso na proposta.
  • Elabore uma proposta que seja interessante para os dois lados: nesse tipo de abordagem os parceiros sempre colocam na balança os prós e contras e geralmente os potenciais de ganhos deles vão pesar mais. 
  • Tenha empatia: estude a empresa, veja em qual situação ela está e seja amigo.

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