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Para viver bem de fotografia o primeiro passo é alcançar o equilíbrio entre o valor cobrado do cliente e a gestão financeira correta do capital.
Isso porque o fechamento de muitos contratos não representa sucesso se não houver um bom controle das finanças.
Assim como qualquer empreendedor, o sucesso do profissional fotógrafo está relacionado com a preparação para gerir o próprio negócio.
O aperfeiçoamento como fotógrafo deve acompanhar o crescimento como gestor.
A gestão financeira para fotógrafos acarreta em uma série de benefícios, sendo os principais: lucratividade, crescimento e confiabilidade do público.
Para te ajudar no controle financeiro, separamos 5 dicas pensadas para você, profissional fotógrafo. Vamos lá?!
Defina um planejamento financeiro
O primeiro passo para manter as finanças no verde é traçar um planejamento estratégico, desenhando os objetivos e os gastos fixos e variáveis.
O planejamento é responsável por direcionar as ações da empresa visando os melhores resultados e a redução dos riscos.
Para tal, faça uma pesquisa de campo e conheça o seu público-alvo, escolha a melhor região para atuar, defina quais são os possíveis riscos do empreendimento e quais caminhos devem ser seguidos.
Dentro do planejamento estratégico deve-se ter o planejamento financeiro, com todos os detalhes a respeito das finanças do empreendimento.
Além disso, constantemente, revise o seu planejamento e veja se tudo está saindo conforme esperado.
Dessa forma, é possível identificar erros e acertos dentro do empreendimento.
Por fim, responda as seguintes perguntas:
- Qual a melhor maneira de utilizar o valor recebido?
- O valor vendido é o suficiente para quitar as minhas despesas?
- Quantos contratos preciso fechar anualmente para cobrir meus gastos?
- Qual o lucro do meu negócio?
- Qual o valor ideal para o meu capital de giro?
Determine corretamente o valor do seu serviço
Um erro muito comum cometido por fotógrafos é determinar valores a partir dos preços cobrados pelos colegas de profissão.
Isso porque, é preciso entender que cada fotógrafo tem investimentos e custos diferenciados.
Por exemplo, o valor investido em cursos, equipamentos, locação de espaço, entre outras variáveis, devem ser considerados na hora de definir o valor do serviço.
Por isso, cada fotógrafo deve ter suas próprias referências para precificação.
Além disso, cobrar mais caro não representa mais lucro, por outro lado, cobrar mais barato, visando atingir mais clientes, pode levar o fotógrafo a ter prejuízo.
Dessa forma, para determinar corretamente o valor do serviço, é preciso detalhar todos os seus custos e investimentos.
A partir daí deve-se elaborar uma tabela de preço equivalente a eles.
O valor do lucro deve ser baseado nos seus objetivos.
Faça controle do fluxo de caixa
O controle rígido do que entra e sai da empresa é fundamental para manter correta a gestão financeira para fotógrafos.
>> LEIA TAMBÉM: Planejamento financeiro para fotógrafos: como organizar as despesas + Bônus <<
Antes de mais nada, deve-se separar as finanças pessoais da empresarial. Em seguida, todas as movimentações do caixa precisam ser registradas.
Esse processo é importante para entender onde estão os maiores gastos e melhorar o controle financeiro.
Para tal, faça também o monitoramento das contas bancárias, projete receitas e despesas mensais, acompanhe o pagamento dos clientes e faça o pagamento das contas em dia.
Melhore a organização dos processos internos de gestão financeira
No começo da carreira, e até mesmo com experiência no mercado, o próprio fotógrafo é responsável por diversas tarefas dentro da empresa.
Ele é o gestor de marketing, o editor de imagem, o comercial, o financeiro, ou seja, todos os pilares do empreendimento.
Com uma demanda tão alta, muitas vezes, o fotógrafo não se atenta para o controle financeiro, o que pode ser um erro fatal para o empreendimento.
A otimização dos processos evita que o profissional perca tempo com tarefas repetitivas ou burocráticas, possibilitando que o controle financeiro ganhe mais atenção e se torne mais eficiente.
Para começar, defina todos os processos administrativos e observe quais demandam mais tempo e recursos.
A partir daí busque soluções visando melhorar gestão do empreendimento. Por exemplo, se você ainda gasta muito tempo organizando a agenda de clientes, uma boa solução pode ser a ferramenta de agendamento online.
Isso porque, via de regra, ferramentas de automação são as melhores opções para otimizar a organização e o tempo demandado em tarefas internas.
Lembre-se que o objetivo é melhorar processos, por isso, investimentos financeiros costumam ser necessários.
Conte com a tecnologia a favor da sua gestão financeira
Os benefícios de inserir mais tecnologia à rotina do fotógrafo podem superar expectativas.
Atualmente, já existem diversas ferramentas pensadas especificamente para esse profissional.
Por exemplo, sites profissionais para fotógrafos.
Esses podem ser usados, principalmente, para melhorar a divulgação e a exposição do portfólio.
Outra ferramenta extremamente útil é o sistema para fotógrafos.
Esse oferece diversas funcionalidades capazes de otimizar desde a gestão financeira até o relacionamento com o cliente.
Recursos como fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, emissão de boletos bancários, emissão de notas fiscais, entre outros, fazem parte do sistema e otimizam as tarefas do fotógrafo.
Além disso, as informações referentes a gestão financeira para fotógrafos passam a ser mais confiáveis e precisas.
Em relação ao atendimento do cliente, alguns sistemas oferecem a funcionalidade de agendamento online, que possibilita que o próprio cliente agende seu horário, melhorando a satisfação do consumidor.
No mercado, já existem sistemas para fotógrafos com preços super acessíveis, ou seja, que se adéquam ao bolso do pequeno empreendedor.
Mas, entendendo a importância dessa ferramenta para fotógrafos, nós da Picsize, temos uma parceria com o Simples Agenda, um dos melhores sistemas para fotógrafos.
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Conclusão
A gestão financeira para fotógrafos têm importante papel na viabilização do empreendimento.
Além de aperfeiçoamento profissional, o fotógrafo deve investir em ferramentas que otimizem seu tempo e melhorem o controle empresarial.
O fechamento de muitos contratos não é sinônimo de sucesso.
É preciso se planejar e adequar corretamente os valores cobrados.
Aprender a lidar bem com os números é fundamental para continuar trabalhando com o que ama registrando momentos inesquecíveis.
Esperamos ter ajudado e, qualquer dúvida, deixe nos comentários!