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Messenger, Telegram, Chat do Instagram, WhatsApp.
Todas elas são ferramentas de comunicação que possibilitam, entre outras coisas, se relacionar com o cliente e vender seu produto.
Mas você sabe como vender pelo WhatsApp sendo fotógrafo?
Por mais que pareça simples, fazer o atendimento por meio deste canal de comunicação é muito delicado.
Existe uma linha muito tênue entre a comunicação comercial do spam.
Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como vender pelo WhatsApp sendo fotógrafo e aproveitar tudo que essa ferramenta permite explorar.
Siga a leitura e saiba mais!
Utilize a versão business da ferramenta
O WhatsApp nasceu para intermediar a comunicação entre pessoas que estão longe um do outro.
No início a ferramenta consistia apenas em trocas de mensagem de texto via conexão web.
O uso dela era informal e aos poucos foi caindo nas graças do povo.
Com o aumento no volume de sua utilização, a empresa que o criou viu a necessidade de implementar novas funcionalidades como envio de fotos, vídeos, áudios e outros arquivos.
Em janeiro de 2018 a versão business da ferramenta foi lançada.
Ela é uma versão do WhatsApp criada para ajudar os negócios com recursos que melhoram a forma como as empresas fazem os atendimentos.
Entre as principais funcionalidade implementada existe:
- Criação de catálogo;
- Tags;
- Mensagens automáticas;
- Registro de número fixo;
- Mais informações no perfil (como site, horário de atendimento e localização);
- Possibilidade de integração com outras ferramentas por meio de API.
Com tudo isso o seu relacionamento com o cliente ficará muito mais organizado.
Facilite o contato por WhatsApp no seu site
Agora que você possui uma conta WhatsApp Business precisa fazer com que as pessoas te mandem mensagem e conheçam o seu número, certo?
Uma das melhores maneiras de se fazer isso é permitir que os internautas que navegam no seu site possam clicar num ícone e ir direto para o seu perfil na ferramenta.
Lembrando que para saber como vender pelo WhatsApp você precisa saber se comunicar bem e de forma clara.
O fotógrafo que cria sua página web com o criador de sites da Picsize já possui esse recurso nativo na ferramenta.
O plugin fará com que o ícone do WhatsApp sempre fique evidente na página, facilitando a conexão entre você e seu cliente.
A foto abaixo é um print do site do fotógrafo especializado em casamentos, Americo Sperandio.
Ao clicar no na imagem do WhatsApp no canto inferior direito da página você é redirecionado para o perfil dele e poderá iniciar uma conversa instantaneamente.
O melhor é que esse ícone fica fixo na página, ou seja, você pode rolar para cima ou para baixo que a logo do WhatsApp ficará sempre no canto inferior direito da página.
Isso facilita ainda mais a vida do usuário que deseja contratar seus serviços.
Facilite o contato por WhatsApp nas redes sociais
As redes sociais são os melhores canais para divulgar seu trabalho e assim como no site, você precisa deixar o seu contato em evidência.
Uma das melhores maneiras de se fazer isso é compartilhar um link personalizado que envie as pessoas diretamente para o seu perfil.
Desse modo, você pode criar o link na plataforma Convertte. Veja o passo a passo a seguir:
- Acesse o gerador de link WhatsApp da Convertte.
- Adicione seu número com DDD.
- Escreva uma mensagem de texto (opcional).
- Clique em gerar link.
- Depois que o link aparecer clique nele para fazer um teste e verificar se está tudo certo.
- Estando tudo ok é só copiar o link e compartilhar onde você quiser!
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Crie mensagens padrão
Uma das melhores funcionalidades que poderiam existir no WhatsApp Business é a possibilidade de criação de mensagens padrão.
Isso facilita (e muito) o jeito de como vender pelo WhatsApp. Por meio deste recurso você pode criar mensagens de boas-vindas, ausência, resposta de uma pergunta frequente.
O segredo aqui é utilizar mensagens que transmitam naturalidade e não apenas uma mensagem replicada para milhares sem nenhum tipo de personalização.
Fazendo isso, o sentimento de exclusividade aumenta e você terá mais chances de conquistar um novo cliente.
Utilize lista de transmissão para se comunicar em massa
A lista de transmissão foi feita para enviar uma mensagem no WhatsApp em massa, ou seja, para um grande número de pessoas de uma vez.
Esse recurso é muito potente quando o assunto é como vender pelo WhatsApp. Isso acontece porque você consegue impactar mais pessoas ao mesmo tempo e por isso terá mais chances das pessoas lembrarem de seus serviços e te contratarem novamente.
É importante lembrar que essa lista de transmissão só poderá ser enviada para pessoas que estiverem na sua lista de contatos.
Também não é interessante ficar enviando mensagens dessa forma todo dia ou toda semana.
Isso na verdade é muito perigoso pois as pessoas podem se irritar, marcar a sua conta como spam e você ter sua conta bloqueada do mensageiro.
Use a lista de transmissão com cuidado e de forma assertiva.
Tenha um script de como vender pelo WhatsApp
O script é uma espécie de roteiro para que você ou seus funcionários saibam como se comunicar com o cliente e quais perguntas ele deve fazer.
Muitas vezes as pessoas que entram em contato pelo mensageiro ficam muito confusas por não conhecerem seus serviços e isso pode prejudicar a forma de como vender pelo WhatsApp.
Se você é fotógrafo profissional sabe que os detalhes importam muito e por isso ter um script de vendas vai facilitar nesse momento de levantamento de briefing na fotografia e melhorar o processo de precificação do seu trabalho e entendimento da expectativa dos clientes.
Ele também é importante para que você tenha argumentos para contornar as objeções das pessoas que desejam contratar seus serviços mas que possuem alguns receios.
E aí, gostou das dicas de como vender pelo WhatsApp sendo fotográfo? Agora é hora de colocar todas elas em prática.
Se você ainda não tem um site, ou sua página não tem integração com o WhatsApp Business, recomendamos que você faça um teste gratuito no criador de sites da Picsize!