Tempo de leitura: 11 minutos
Você sabe a importância das palavras-chaves para fotografia?
Esses termos são essenciais para qualquer profissional que deseja se destacar na web. É por dessas palavras-chave que as pessoas vão encontrar seu negócio e portanto, você conseguirá ampliar seu alcance.
As keywords funcionam como pontos focais nos conteúdos.
Basicamente, os buscadores, como Google ou Bing, observam os termos digitados pelos usuários na sua barra de pesquisa e vasculham a internet a procura de páginas que respondam aquela dúvida ou apresente informações relevantes sobre a aquele assunto.
Eles fazem tudo isso em fração de segundos e por isso sua página precisa estar bem organizada e com as palavras-chaves para fotografia certas.
Além disso, são elas que condicionam as pesquisas dentro do motor de busca.
Ou seja, dependendo dos termos que você usar, a sua página poderá aparecer nas primeiras posições da pesquisa ou não.
Por conta disso, é essencial que você saiba quais palavras-chave para fotografia você usará.
Essa escolha não deve ser feita ao acaso. É preciso usar ferramentas eficazes, que apontem itens realmente relevantes para o seu negócio.
Continue a leitura e entenda como escolher as melhores palavras-chave para fotografia e coloque o seu site entre as primeiras posições do Google.
O que são palavras-chaves para fotografia e porquê são importantes
As keywords, como também são conhecidas, são os termos que as pessoas mais usam para realizar buscas nas gigantes de pesquisa.
Os humanos agem de forma muito parecida quando o assunto é buscas na internet. Alguns assuntos são tão relevantes que os termos utilizados para entender mais sobre aquele conteúdo se repete várias e várias vezes.
Ao contrário do que muitos pensam, a palavra-chave não é um termo isolado, mas uma frase com mais de 2 palavras que definem a intenção de busca dos usuários.
Por exemplo: O termo “fotografia” é uma keyword muito pesquisada na internet, no entanto, o termo sozinho não mostra o que o usuário quer encontrar e precisa entender. Nesse caso ele pode estar querendo um curso de fotografia, uma câmera para fazer suas fotos ou até mesmo conhecer os melhores lugares para registrar suas fotos.
Mas se a palavra-chave utilizada for “Profissionais de fotografia em São Paulo”, fica muito mais fácil entender a intenção do usuário e desse modo construir uma página que responda sua dúvida, que neste caso são fotógrafos em São Paulo.
Essas keywords são muito importantes numa estratégia de marketing digital para fotógrafos, pois será por meio delas que as pessoas poderão encontrar seu serviço na web.
Além disso, trabalhar com essa estratégia pode melhorar a maneira com que você se posiciona no seu nicho de atuação.
Qual a diferença entre palavras-chaves de SEO de palavras-chaves de metadado
Os metadados são palavras utilizados para que uma máquina converse com a outra. Muitos sites utilizam a linguagem de marcação HTML.
Essa linguagem possui diversos metadados que mostram para os navegadores o que deve ser apresentado e como a informação deve ser organizada na página.
Já as palavras-chave para fotografia são termos onde as pessoas escrevem de forma manual o que eles precisam saber na web.
Embora as duas coisas em algum momento se relacionam, elas têm funcionamento de formas diferentes.
Afinal, qual a importância de entender o seu público e criar estratégias de SEO?
Entender o seu público é quesito número 1 quando você é um empreendedor. Será por meio deste entendimento que você terá a capacidade de construir soluções realmente eficientes e que resolvam o problema do usuário.
O Google, por exemplo, possui uma grande preocupação em entregar a melhor informação da maneira mais adequada para o usuário.
Esse é um dos motivos que fizeram a empresa crescer tanto em pouco tempo. Sabendo disso, você precisa unir essas duas informações em uma estratégia de SEO que seja realmente eficaz, ou seja, você precisa criar conteúdo que responda às dúvidas dos seu público rapidamente e com qualidade
As palavras-chaves para fotografias são essenciais para divulgar o seu negócio. Isso porque, é por meio delas que você conseguirá melhorar o alcance da sua página na web.
Tenha em mente que hoje, a grande maioria dos consumidores utilizam a internet para pesquisar produtos e serviços.
É por meio dessa exploração do público-alvo que você saberá exatamente como agir. Além disso, perfilar os consumidores também é importante porque:
- Melhora o relacionamento com os clientes;
- Ajuda a fortalecer a identidade da sua marca na web;
- Permite a elaboração de ações pontuais;
- Auxilia na divulgação do seu negócio;
- Amplia a visão sobre quais são os produtos e serviços mais requisitados;
- Estimula o aperfeiçoamento do profissional para atender as demandas de seus clientes.
Esses são apenas alguns motivos que mostram a importância de saber quais as palavras-chaves para fotografia, bem como o público-alvo.
É apenas tendo esse conhecimento que você poderá criar estratégias de marketing realmente eficazes.
>> MONTE SEU SITE GRATUITO NA PICSIZE <<
Palavras-chaves para fotografia são diferentes das palavras-chaves do seu público
Esse é um erro comum entre os fotógrafos. Muitos deles acabam selecionando palavras-chaves para fotografia que são direcionadas para outros profissionais do ramo, sendo que eles não são seu público.
Por exemplo, você é um fotógrafo que está atuando no nicho de fotos sensuais, essa é uma área onde as pessoas possuem muitas dúvidas. Vamos considerar que seu público são jovens de 18 a 25 anos que moram em Belo Horizonte.
Analisando as possíveis palavras-chave para atingir esse público você encontrou os seguintes termos:
- Poses para fotografia sensual masculina (ou feminina);
- Melhor câmera para fotografia sensual;
- Locações para fotografia sensual em Belo Horizonte.
Qual dessas 3 você acredita que seja a mais conectada ao público mencionado acima?
Com certeza a primeira frase, pois as pessoas que estão buscando esse tipo de serviço provavelmente desejam fazer um ensaio sensual e querem se inspirar em posições que valorizem seu corpo.
Eles não querem saber qual câmera será usada na fotografia e embora a locação também seja uma dúvida do usuário, ela não será a mais importante entre as três. Muitas vezes essa responsabilidade fica por conta do fotógrafo recomendar um local para realizar o ensaio.
Por isso é sempre importante entender seu público antes de criar uma estratégia de SEO e selecionar sua palavra-chave para fotografias.
Como descobrir o seu público e os interesses dele?
Existem várias formas de descobrir qual o seu público-alvo.
Além do próprio cadastro de clientes que você pode fazer ao prestar serviços, também é possível usar uma série de estratégias e ferramentas. Confira abaixo:
Google Formulários
Essa é uma excelente ferramenta de pesquisa de público e opinião.
Ela permite que você crie diferentes tipos de questionários, e compartilhe eles por e-mail, redes sociais ou em qualquer outro lugar por meio do link.
Um dos grandes diferenciais dessa plataforma é que ela apresenta todos os dados recolhidos em forma de gráficos.
Assim, fica mais fácil visualizar o perfil e preferências de seu público.
Redes sociais
As redes sociais já deixarem de ser apenas plataformas de entretenimento.
Hoje, elas são grandes aliadas dos fotógrafos que precisam entender seus clientes. Por meio dela, é possível criar um relacionamento mais estreito com eles.
Uma das formas de usar essas ferramentas para determinar o seu público é por meio de enquetes.
Dessa maneira, você conseguirá saber em detalhes quais as necessidades dos consumidores e a melhor forma de atendê-las.
Uso de hashtags
As hashtags são usadas para reunir grandes quantidades de conteúdo. Por meio delas, é possível saber quais materiais estão sendo postados usando esses termos.
Elas também podem ser usadas para descobrir quem são os seus consumidores.
Tudo o que você precisa fazer é pesquisar por determinadas hashtags em plataformas como Facebook e Instagram.
Dessa maneira, você saberá o perfil das pessoas que têm interesse nesses termos.
Logo, será possível desenvolver ações de marketing digital, bem como aperfeiçoar os seus serviços, conforme as características desses consumidores.
Dicas de ferramentas para descobrir palavras-chaves para fotografia
Se você quer descobrir quais as palavras-chave para fotografias, existem uma série de ferramentas.
A maioria são gratuitas e permitem a pesquisa de termos mais populares, que são ideais para serem usados como keywords. Confira abaixo algumas delas.
Google Trends
Essa ferramenta é muito utilizada por quem deseja criar estratégias SEO. Ela mostra quais são os termos mais buscados dentro do motor de busca.
O grande diferencial desta plataforma é que ela apresenta gráficos de frequência de pesquisa. Também é possível categorizar as pesquisar por regiões e idiomas.
Assim, ficará mais fácil achar as palavras-chave para fotógrafos.
KeywordTool.io
Essa também é uma excelente opção de plataforma. Isso porque, ela usa dados do Google e outros buscadores para indicar keywords mais relevantes.
Uma das vantagens é que, além dos termos principais, ela também indica até 750 sugestões de palavras-chaves semelhantes.
Essa é uma excelente forma de encontrar termos de cauda longa para suas estratégias de SEO.
Uma das melhores coisas da ferramenta é que ela não possui limite de pesquisas nem anúncios que atrapalham a busca.
Keyword Revealer’s
O Keyword Revealer’s tem a opção de contas gratuitas e pagas.
Além de mostrar quais as palavras-chave para fotógrafos, ele também indica métricas importantíssimas para o desenvolvimento de ações de marketing digital.
Lucro estimado, CPC, volume de pesquisa, esses são apenas alguns dos indicadores que a plataforma utiliza.
Dessa forma, você consegue ver quais são as keywords mais rentáveis para o seu negócio.
O único contra dessa plataforma é que as contas gratuitas só podem realizar três pesquisas por dia. Então, se você quer usar a ferramenta de graça, é bom escolher com cuidado.
Lista de palavras-chave para fotografia
Para te ajudar na busca de palavras-chave para fotografias em diferentes nichos, separamos os principais termos que você pode utilizar nas categorias abaixo.
Confira!
Newborn
- O que é a fotografia newborn?
- Quantos dias para fazer newborn?
- Fotografia de bebe com bolo
- Ensaio de gestante em (nome da sua cidade)
- Ensaio Newborn em (nome da sua cidade)
- fotografia de bebe recém nascido
- Como funciona fotografia newborn
- Newborn com os pais
- fotografia de bebe em estúdio
- Fotografia de bebe (nome da sua cidade)
- Fotografia bebe profissional
Casamento
- Ensaio de casamento em (nome da sua cidade)
- O que é um ensaio pré-wedding?
- ensaio de casamento no campo
- O que levar no ensaio pré-wedding?
- Quanto custa um ensaio fotográfico de casamento?
- ensaio de casamento na praia
Sensual
- Ensaio sensual em (nome da sua cidade)
- Ensaio casual feminino
- dicas de poses para ensaio fotográfico externo
- Ensaio boudoir externo
- melhores fotógrafos de ensaio feminino
- Poses para ensaios sensual
- Ensaio sensual masculino
Usando as palavras-chaves para fotógrafos no seu dia-a-dia
A melhor forma de usar as palavras-chave para fotografias no seu dia-a-dia é por meio da criação de conteúdos e estratégias SEO.
Os conteúdos precisam ser densos e devem conter a resposta daquilo que o usuário está buscando.
Lembre-se que elas servem como sinalizadores para os mecanismos de busca e por isso precisam estar de acordo com os buscadores entendem dos usuários.
Logo, elas devem ser usadas com sabedoria, de modo a auxiliar a sua marca a ter um alcance maior na web.
Uma dica é usar as palavras-chave para fotógrafos não só nos textos do seu site, mas, também, nas imagens, vídeos e subcategorias.
Assim, o seu ranqueamento se tornará bem melhor. Outro fator importante é ter um site otimizado para SEO.
Algumas plataformas, como o criador de sites da Picsize, possuem plugins que auxiliam na construção de páginas com o maior aproveitamento de otimização.
Gostou dessas informações?Então aproveite para baixar nosso guia gratuito de SEO para fotógrafos e aumente suas chances de ser encontrado pelo seu cliente na web!