Aprenda como enviar fotos para o cliente de maneira prática e rápida

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você é fotógrafo profissional, iniciante ou experiente, já deve ter se perguntado: afinal, como enviar fotos para o cliente?

Desde o momento que um cliente te contrata para realizar um ensaio fotográfico, a etapa de visualização das fotos feitas é uma das mais aguardadas

Por isso, a entrega das fotografias deve proporcionar a melhor experiência para o usuário. 

Neste artigo vamos te apresentar diferentes maneiras de como enviar fotos para o cliente, mostrar os prós e contras de cada opção e explicar os benefícios de cada tipo de entrega. 

Acompanhe a leitura!

Mídias offline

As mídias offline são aquelas que não precisam de uma conexão de internet para trocar informações com os dispositivos tecnológicos.

Esse é o caso do pendrive, CD ou DVD. 

Cada um possui uma característica e por isso vamos explicar mais sobre elas. 

CD ou DVD

O compact disc (CD) foi lançado em 1982 numa parceria inédita entre as empresas Philips e a Sony. 

O disco redondo possui características revolucionárias para a época, afinal, como uma círculo um pouco mais grosso do que uma folha poderia armazenar informações tão grandes?

A partir do seu lançamento essa mídia foi utilizada para diferentes objetivos que iam além das músicas.

Até hoje o CD é utilizado para salvar arquivos pesados, como fotos ou vídeos. 

No entanto, por mais que sejam fáceis de se utilizar e tenham uma boa capacidade de transferência de arquivos, eles estão perdendo espaço para novas tecnologias mais rápidas e modernas

Pendrive

Lançado oficialmente nos anos 2000, o pendrive se tornou popular devido sua alta capacidade de armazenamento de informações e sua facilidade na utilização. 

Os pendrives também possuem uma taxa de processamento de dados mais alta, o que deixa o processo de como enviar fotos para o cliente mais rápida. 

Porém, apesar de terem esse benefícios, o pendrive requer o uso de um computador para acessar os dados armazenados ali pois sua entradas de conexão é apenas USB.

Avaliando as mídias offline para enviar fotos para o cliente

Utilizar um CD, DVD ou pendrive para entregar as fotos de um ensaio para o cliente pode ser um pouco complicado e frustrante

Qualquer tipo de arranhão que um CD ou DVD tenha é motivo suficiente para que corromper o arquivo gravado na mídia. Dessa forma o usuário não terá acesso ao conteúdo

Além disso, utilizar esse meio de entrega obriga o seu cliente a ir no seu espaço de fotografia para pegar o pendrive, por exemplo. 

Por fim, nem todas as pessoas possuem computadores ou notebooks para acessarem o material dessas mídias, o que pode ser mais uma barreira no momento enviar as fotos

Plataformas Online

O surgimento da internet trouxe consigo diversas possibilidades de comunicação e apresentação, principalmente para o setor de fotografia

Por meio web é possível enviar qualquer tipo de arquivo sem sair de casa

A seguir listamos algumas formas de como você poderá enviar suas fotos para o cliente utilizando a rede mundial de computadores.

Dropbox, Google Drive e WeTransfer

Todas esses softwares online trabalham com tecnologia de armazenamento em nuvem, ou seja, você pode fazer o upload de uma arquivo e acessá-lo de qualquer lugar. 

Cada uma das ferramentas possuem características bem diferentes, mas desde já adiantamos, todas elas dispõem de uma capacidade armazenamento muito maior do que as limitados mídias offline

Isso permite que você envie fotos com altas resoluções para o seu cliente sem preocupar com espaço. 

Dropbox

A ferramenta online permite que você utilize até 2GB de armazenamento gratuito

Se você precisar de mais espaço precisa contratar um plano que tenha a capacidade de armazenamento que você precisa. 

Sua interface não é muito intuitiva e por isso algumas pessoas podem ter dificuldade de usá-la. 

Google Drive

Oferecido pela gigante de tecnologia, Google, essa ferramenta permite que os usuários gratuitos façam o upload de até 15GB de arquivos

Para acessar a ferramenta as pessoas precisam ter uma conta Gmail e quem está compartilhando as fotografias não pode esquecer de mudar a autorização de acesso, pois por padrão e segurança o Google Drive não deixa os arquivos públicos. 

WeTransfer

Como o próprio nome diz, essa ferramenta foi feita pra transferir arquivos, ou seja, você tem um espaço de armazenamento por tempo limitado. 

Nesse caso, se o cliente não conseguir baixar as fotos no momento certo, o link irá expirar e você terá de enviar todo material.

Avaliando as plataformas online para enviar fotos para o cliente

Os grandes pontos positivos de se usar uma ferramenta online é a comodidade proporcionada por eles, já que nem você nem o seu cliente precisam se deslocar para trocar as fotos produzidas. 

O espaço de armazenamento é consideravelmente grande, mesmo nas versões gratuitas e seu cliente poderá ver as fotos de qualquer dispositivo que tenha uma conexão com a internet. 

Porém, nem tudo são flores. Além de algumas ferramentas terem links que expiram ou valores altos para ter mais espaços de armazenamento, o profissional de fotografia corre grande risco de sofrer com a pirataria

Nessas ferramentas, ou você sobre todas as fotos com sua marca d’água, o que dependendo do ensaio pode ser muito trabalhoso, ou você assume o risco de ter diversas cópias do seu trabalho sendo compartilhadas na internet sem autorização.

Picsize VS Outras formas de como enviar fotos para o cliente

A Picsize é um software online criado para ajudar fotógrafos a entregarem suas fotos aos clientes com segurança e também desenvolver uma página que permita apresentar um pouco mais de seu trabalho potenciais clientes. 

As vantagens da Picsize em relação às outras ferramentas apresentadas neste artigo são: 

  • Integração com o Lightroom;
  • Fotos com marca d’água e segurança contra pirataria;
  • Possibilidade de venda de fotos adicionais;
  • Criação de álbuns sofisticados e realistas. 

As fotos compartilhadas com a Picsize não possuem limite de tempo para expirar e você tem total liberdade para fazer qualquer tipo de modificação no material. 

Diante de tudo que foi apresentado, utilizar a Picsize é uma das ferramentas que você precisa entender para saber como como enviar fotos para o cliente. O melhor é que você pode fazer um teste gratuito sem compromisso para verificar se faz sentido utilizar essa plataforma. Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *