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Trabalhar com fotografia não consiste em apenas saber tirar fotos (claro que isso é um requisito fundamental), porém, existem outros fatores nos quais, você como um bom profissional deve se atentar, como por exemplo, o marketing digital para fotógrafos.
Nos dias de hoje, podemos dizer convictamente que muitas coisas mudaram com o avanço da internet.
Esse grande canal de comunicação se tornou o ponto de encontro em que as pessoas fazem todas as suas buscas e acredite, esse é um fenômeno que veio para ficar.
Não participar disso significa ficar estagnado profissionalmente.
O que realmente quero dizer, é que de nada adianta você apresentar um excelente trabalho, fazer fotos incríveis, mas não saber divulgar o seu trabalho da maneira correta.
Por isso, devido à grande essencialidade desse fator, resolvemos falar um pouco mais sobre a importância do marketing digital para fotógrafos, bem como conseguir aplicar algumas técnicas.
Assim, você será um profissional completo e saberá divulgar o seu próprio trabalho da melhor maneira possível. Continue a leitura!
O que é marketing digital?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, marketing digital é o nome dado ao conjunto de estratégias virtuais que possuem o objetivo de conquistar novos clientes para um determinado negócio.
Ou seja, não será publicar uma vez na semana nas redes sociais que te fará um profissional de fotografia requisitado no mercado.
Entre essas estratégias você pode contar com a construção de uma persona, desenvolvimento de um site, otimiza-lo para os buscadores por meio do SEO (Search Engine Optimization ou Engenharia de Otimização para Buscas), fazer uma gestão de redes sociais eficiente, entre outras possibilidades.
O marketing digital para fotógrafos não foge a regra do que todas as outras empresas já fazem, o diferencial deste setor é que por ser um trabalho artístico, ele pode ser explorado de maneira profunda utilizando o emocional das pessoas.
Resumo da obra, o marketing digital é um conjunto de estratégias que utilizam recursos virtuais para alcançar, atrair, conquistar e fidelizar novos clientes.
Esse é um trabalho que pode levar anos para que sejam alcançados os resultados desejados, porém quanto antes você começar, mais rápido vai chegar onde deseja.
Por que apostar em marketing digital para fotógrafos
Primeiro de tudo, o marketing digital é importante para todos. Hoje, “viralizar” deixou de ser um termo negativo.
Para você que não está muito habituado com o termo, estamos falando do popular “boca-a-boca”. Após grandes companhias descobrirem o real poder da propaganda viral, nunca mais voltaram atrás do antigo conceito.
Mas, o que de fato faz uma propaganda viral se tornar diferente das demais? O que a grande maioria das pessoas não sabem é que existe um elemento bem objetivo que é pressuposto de toda essa classificação viral, que nada mais é do que o engajamento do público com a marca, empresa ou produto divulgado.
Deste modo, em todos os casos considerados “virais” existem esse engajamento do consumidor com tudo aquilo que vem sendo exposto.
Em essência, todo esse engajamento acaba sendo definido como alguma ação feita em uma rede social, por exemplo, através de um post qualquer no Facebook, de um tweet no Twitter ou fotos no Instagram.
Certo, mas, por que o marketing digital para fotógrafos é importante? A resposta é bem simples, porque ele é essencial para todos aqueles que almejam vender o seu trabalho.
Talvez, uma foto publicada que viralize seja o que realmente falta para que um fotógrafo se torne renomado.
Você se lembra do caso do vestido branco/dourado ou azul/preto? As pessoas chegaram a compartilhar essa imagem milhões de vezes e o assunto acabou sendo o mais comentado durante dias.
Caso essa foto possuísse alguma marca d’água ou registro do profissional que a fez, sem dúvida alguma, essa seria uma grande ação de marketing digital para fotógrafos e poderia gerar mais acessos em seu portfólio online.
As milhões de pessoas teriam divulgado ela com o nome de quem fez o clique, sem ao menos perceberem que estariam fazendo isso.
Utilizamos uma das estratégias do marketing digital para fotógrafos, que é o “viral”, para que você entenda o potencial de resultados que essas estratégias podem trazer para o seu trabalho em fotografia.
Além disso, existem diversas técnicas que você poderá utilizar para fazer uma estratégia de sucesso. É exatamente sobre isso que iremos falar logo abaixo. Confira.
Como aplicar o marketing digital em minhas estratégias de atração?
Agora, após entender um pouco mais sobre a real importância do marketing digital para fotógrafos, é essencial que você saiba como ele funciona e acima de tudo como aplicar as suas ferramentas.
Antes de mais nada, vamos deixar uma questão bem clara, o marketing digital é muito eficiente quando o assunto é divulgar um trabalho, produto ou até mesmo serviço, sendo assim, saber utiliza-lo do modo correto, certamente poderá fazer toda diferença para o seu crescimento profissional.
Então, que tal conferir agora as principais ferramentas desse marketing que podem ser utilizadas facilmente no ramo das fotografias? Siga a leitura!
1° Passo: Tenha um Blog
Um bom fotógrafo que se preze deve sempre possuir um blog ou site de fotografia.
Quando dizemos isso não significa que você deverá apresentar qualquer coisa aos seus clientes, mas sim, fazer uma das páginas mais chamativas no mercado, pois é exatamente esse blog ou site que será a porta de entrada para o seu sucesso com o marketing digital.
Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas:
- Utilize um layout que o seu cliente goste: Se você é especialista em fotos de casamento, que tal utilizar um template com características mais românticas e sentimentais? Já se você faz ensaios de 15 anos, um layout moderno pode ser mais atrativo;
- Mostre apenas os trabalhos mais relevantes: Ao longo de nossa carreira como fotógrafo fazemos milhares de cliques, nem todos eles são lindos, então selecione as melhores fotos que você já fez na sua trajetória e adicione ao seu site;
Proporcione uma boa experiência aos seus usuários: Você já entrou em algum site e de repente foi bombardeado de anúncios? Ou até mesmo a página era mal organizada e você ficou perdido? Pois é, se preocupar com a experiência de uso da sua página por parte do cliente é muito importante para que ele mantenha ou até mesmo aumente, o interesse em te contratar.
2° Passo: Tenha um site otimizado para busca
É nesse momento que o marketing digital para fotógrafos começa a entrar em ação.
A otimização de sua página é o que de fato fará com que as pessoas possam TE encontrar no Google ao pesquisarem sobre o assunto.Por isso, utilizar algumas técnicas para auxiliar nesse requisito é fundamental, principalmente pelo fato de que você está fazendo um blog ou site para que seja visto e não para que se torne apenas mais um entre milhões.
SEO (Search Engine Optimization):
Essa técnica é algo que a grande maioria dos fotógrafos já estão familiarizados ou ao menos já ouviram falar que existe.
Ela consiste na aplicação de uma série de melhorias para fazer com que os buscadores encontrem sua página, faça uma boa avaliação e apresente nos seus resultados.
Ou seja, quando uma pessoa faz uma busca no Google “fotografo de casamento em BH”, se o seu site tiver bem otimizado para essa busca, as chances de você aparecer na primeira página são bem grandes.
Dentre essas otimizações, melhorar os itens abaixo é um grande diferencial.
- Tamanho do texto e qualidade: Sempre faça textos de no mínimo 600 palavras, pois isso também auxilia no posicionamento. Tome cuidado com plágios e sempre opte por conteúdos relevantes e de qualidade.
- Links: Outra dica para poder otimizar as suas páginas, é a utilização de links. Tenha ao menos 3 links em cada um de seus artigos. Isso com certeza também irá ajudar.
No entanto, cuidado ao fazer linkagens de sites externos ao seus, pois sem querer você pode adicionar um link para seus concorrentes.
- Imagens: Utilize imagens com qualidade, até mesmo em artigos aleatórios que forem postados em sua página. Ao postá-las em algum desses artigos, sempre a salve utilizando o nome da palavra chave. Ah! Um dica valiosa é sempre fazer a compactação da sua imagem antes de subir em seu site. Existem ferramentas gratuitas na web que permitem você diminuir o tamanho do seu arquivo sem perder qualidade. Isso é importante pois muitas pessoas utilizam o celular para acessar as página de internet e uma imagem com tamanho compacto pode carregar muito mais rápido.
Sendo assim, sempre tenha artigos em seu site ou blog para auxiliar na otimização, pode ser uma página de dicas ou até mesmo novidades sobre o assunto, o que importa é seguir essas regrinhas, ok?
3° Passo: E-mail marketing
Com certeza o e-mail marketing é uma das principais ferramentas a ser utilizada no marketing digital para fotógrafos. Por isso, ao finalizar a sua página, sempre coloque a opção de cadastro para que os seus visitantes possam deixar os seus e-mails.
Assim, você irá enviar algo interessante para eles com frequência, seja um brinde (as pessoas adoram receber brindes, como um e-book, por exemplo, dando dicas de como escolher o fotógrafo ideal para o casamento), promoções ou simplesmente conteúdos relevantes.
Lembre-se, seus clientes não possuem muito tempo e muito menos paciência, então, seja sempre objetivo, saiba chamar a sua atenção e acima de tudo mande conteúdos relevantes, pois assim, elas irão visitar novamente a sua página e você sempre será lembrado.
4°Passo: Gestão de redes sociais
Para que você possa de fato aplicar uma boa estratégia de marketing digital para fotógrafos, é mais do que importante estar presente nas redes sociais.
Por isso, utilize o Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo o TikTok sempre ao seu favor, pois eles, sem dúvida alguma são uma excelente maneira de atrair potenciais clientes e saber de fato o que o seu público alvo procura.
Além disso, invista em anúncios no Facebook e divulgue a sua página para um público que realmente se interesse pelo seu assunto. Deste modo, você conseguirá segmentar um pouco mais e terá um público fiel as suas postagens, trabalhos e serviços.
Como iniciar sua estratégia de marketing digital para fotógrafos?
Antes de começar uma grande jornada você precisa dar o primeiro passo, no marketing digital não é diferente e o primeiro passo é fazer um bom planejamento.
Por meio deste planejamento você saberá onde quer chegar e quando isso será possível.
Depois de se planejar você vai colocar as ideias em prática e por fim, você deve analisar os resultados para saber se os seus esforços estão dando certo ou não.
Portanto, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento. Confira!
Construa uma persona
A persona é um desenho do seu cliente ideal.
Você vai construir um documento com todas as características que o melhor cliente para o seu negócio deve possuir. Inclusive você deve dar nome, cargo e idade para essa pessoa.
Um exemplo de persona é:
Maria, 25 anos, advogada, namora com seu parceiro a 5 anos e está noiva a 1 ano. Eles ainda não têm filhos mas desejam ter. Eles são pessoas que sempre se planejam e querem aproveitar cada momento da sua vida. Estão planejando o casamento dos sonhos e por isso buscam um bom fotógrafo para registrar esse momento. Seu principal problema é que eles querem um profissional que esteja próximo em todos os momentos (desde o acordar no dia do casamento, a arrumação da noiva noiva até a festa e encerramenta de todo o evento).
Por meio deste texto básico você pode tirar diversas conclusões e ter muitas ideias de campanhas para atrair essa pessoa.
Lembre-se, essas informações devem sempre estar próximas da realidade. Portanto, além de colocar a sua visão de cliente ideal é interessante fazer algumas entrevistas com pessoas que você já atendeu ou pessoas que você deseja atender.
Coloque a mão na massa
Ao longo deste artigo descrevemos diversas técnicas para você começar hoje mesmo, agora é sua vez de colocar o carrinho para andar e observar ele alcançar a linha de chegada dos seus objetivos.
Analise seus resultados
O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Essa é uma das frases mais verdadeiras quando falamos de marketing digital para fotógrafos.
Se você vai viajar e não sabe qual a distância em quilômetros o trajeto terá, como saberá quanto de gasolina vai gastar?
Por meio dos números e observações podemos tirar conclusões lógicas e melhorar aquilo que precisa ser melhorado.
Desse modo, sempre observe seus resultados e veja se eles estão em uma crescente ou estão subindo no ritmo que você imaginava, caso contrário você deve colocar alguma ações em prática para reverter essa situação.
Viu, como é extremamente possível utilizar e aplicar estratégias de marketing digital para fotógrafos?
Então, não perca mais tempo e utilize todas as dicas mencionadas acima para de fato, conseguir alavancar a sua carreira como profissional de fotografia, pois como já dito, não basta apenas saber tirar boas fotos, mas sim, divulgar o seu trabalho e vir a se tornar uma referência no mundo digital!Aproveite para criar um site gratuito na Picsize e já dê o start em suas estratégias de marketing digital!
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