Um dos grandes desafios de um fotógrafo é conseguir atrair clientes na fotografia.
Isso porque, além do segmento de fotografia ser extremamente concorrido, os próprios consumidores se tornaram mais exigentes com o passar do tempo, principalmente com o surgimento das novas ferramentas da Era Digital.
Por conta disso, se você deseja se manter competitivo perante o mercado, é essencial investir em técnicas e plataformas que realmente possam gerar bons resultados para o seu negócio.
Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas que com certeza irão ampliar seus horizontes e fomentar o seu negócio.
Lembre-se, como fotógrafo é preciso criatividade em tudo, inclusive na hora de divulgar o seu trabalho. Ao terminar de ler o artigo não esqueça de deixar o seu comentário sobre o conteúdo!!!
Cinco formas de atrair clientes na fotografia
Segundo a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Domicílios 2015, mais de 102 milhões de brasileiros acessam a internet, o que representes 58% da população.
Grande parte desses acessos é feito por consumidores que estão em busca de informações sobre marcas, produtos, serviços e profissionais.
Por conta disso, é essencial que você tenha uma presença sólida na internet. Tenha em mente que a rede se tornou o principal meio de comunicação e divulgação atualmente.
Logo, para fomentar o seu negócio de fotografia, e, atrair clientes, é preciso trabalhar com algumas ferramentas e técnicas básicas.
1) Crie um site responsivo e atraente
Um site é a primeira coisa que você precisa ter para atrair clientes na fotografia.
Isso porque, ele servirá como uma vitrine para seus trabalhos. Contudo, é muito importante que, além de atraente, ele seja responsivo. Isso quer dizer que ele pode se adaptar a qualquer dispositivo com acesso a internet.
Segundo a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Domicílios 2015, cerca de 89% dos internautas acessam a rede por meio de smartphones.
Por conta disso, é essencial que o seu site se adapte tanto ao computador, como, também, aos dispositivos móveis.
Lembre-se, essa plataforma é o seu principal meio de divulgação profissional.
Logo, ele precisa conter o maior número de informações possíveis sobre o seu trabalho, como, por exemplo, books realizados, dados sobre você, meios de contato, valores e orçamentos e etc.
2) Utilize as redes sociais a seu favor
Uma pesquisa realizada pela eMarketer mostrou que o Brasil é país que mais utiliza as redes sociais na América Latina.
Para se ter ideia, mais de 85 milhões de internautas acessam o Facebook mensalmente. Contudo, essas plataformas não são utilizadas apenas para o lazer.
Atualmente, elas são extremamente usadas por consumidores para obter mais informações sobre marcas, profissionais, produtos e serviços.
Por conta disso, é muito importante que você tenha perfis nas principais redes sociais usadas atualmente, tais como: Facebook, Twitter e Instagram.
Mais do que isso, é preciso alimentar essas páginas com conteúdo que sejam atrativos para seus seguidores.
Dessa maneira, além de atrair clientes, você também conseguirá fortalecer sua imagem perante os internautas, ampliando, assim, a divulgação do seu negócio.
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3) Invista em anúncios de fotografia
Os anúncios de fotografia também são elementos essenciais para atrair clientes.
Isso porque, é por meio deles que você conseguirá chamar a atenção de usuários para o seu negócio.
Atualmente, é possível fazer esse tipo de campanha de várias maneiras, mas, a mais usada é a plataforma Google Adwords.
Isso porque, além de oferecer um layout intuitivo, a ferramenta vincula anúncios no principal motor de busca usado atualmente, bem como nos parceiros dele.
Logo, é possível ter um alcance maior e com um foco específico, pois, suas campanhas aparecerão conforme as pesquisas feitas pelos usuários.
Criar anúncios é um passo essencial para atrair clientes.
Entretanto, é muito importante que você também faça um monitoramento dos dados gerados por esse tipo de abordagem. Dessa maneira, é possível adaptar a sua abordagem conforme as demandas do público.
4) Use ferramentas tecnológicas
Que tal criar um aplicativo exclusivo para o seu negócio?
Atualmente, com o avanço das novas tecnologias, isso é possível com apenas alguns cliques. Isso porque, o acesso a ferramentas tecnológicas se tornou mais fácil, mesmo para pessoas que não tenham vasto conhecimento no assunto.
Por conta disso, para atrair clientes na fotografia comece a usar as plataformas e programas próprios para fotógrafos.
Lembre-se, você está lidando com uma nova geração de consumidores, mais dinâmica e exigente, logo, é muito importante acompanhar o ritmo desses clientes que vivem 24 horas conectados.
5) Tenha um plano de marketing digital eficaz
Antes de seguir qualquer uma das dicas acima, é muito importante que você construa o seu plano de marketing digital.
Isso porque, é ele que servirá de guia na hora de criar estratégias para atrair clientes na fotografia.
Tenha em mente que toda a ação que você realizar na internet precisa de um planejamento com objetivos e métodos de abordagem.
Sem esse plano provavelmente você acabará se perdendo no meio do caminho por conta da quantidade de dados e informações presentes na web.
BÔNUS
Como elaborar um plano de marketing digital e atrair clientes na fotografia?
Para construir um plano de marketing digital é preciso sentar e colocar no papel exatamente o passo a passo que você seguirá.
Esse tipo de planejamento tem que conter desde as informações básicas sobre o seu público-alvo (idade, sexo, região e etc.) até o método de abordagem que será usado.
Além disso, é essencial que você estabeleça objetivos dentro desse plano. Dessa maneira, é possível desenvolver ações com focos específicos.
Contudo, lembre-se que esse planejamento não é uma coisa estática, ele precisa ser atualizado constantemente conforme os dados que você for obtendo.
Dessa maneira, com certeza você conseguirá atrair clientes na fotografia de maneira mais eficaz, e, ainda por cima, fortalecer a sua imagem como fotógrafo perante a internet.
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